Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação ‘En Passant’ no município de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa. A ação investiga a influência de organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas no processo eleitoral de 2024.
De acordo com informações da PF, foram cumpridos, até o momento, cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. Além disso, foram aplicadas medidas cautelares diversas da prisão, como restrições impostas aos investigados.
A investigação aponta que uma facção criminosa estaria exercendo controle territorial para influenciar eleitores, oferecendo em troca a nomeação de aliados para cargos comissionados e outras vantagens políticas. Entre os crimes apurados estão constituição de organização criminosa, uso de violência para coação de votos, lavagem de dinheiro e peculato.
A PF destacou, em nota, que os elementos probatórios obtidos durante a operação serão analisados e posteriormente apresentados ao Juízo Eleitoral, que conduzirá os próximos passos do processo.
A Operação ‘En Passant’ reflete os esforços das autoridades para coibir a atuação de organizações criminosas no cenário político, garantindo a integridade do pleito eleitoral.
Patosonline.com
Com informações do ClickPB
Imagem meramente ilustrativa/internet
Mín. ° Máx. °