Na manhã desta sexta-feira (22), a Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (DECC), realizou uma operação denominada “Privacidade” no bairro das Malvinas, em Campina Grande. A ação resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão contra um homem de 37 anos, investigado por divulgar imagens de jornalistas paraibanas como conteúdo adulto em uma plataforma na internet.
O investigado criou um perfil falso na plataforma e utilizava fotos e vídeos de pelo menos 10 jornalistas da Paraíba, editando ou publicando materiais que insinuavam teor sensual ou adulto. Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos dispositivos eletrônicos que serão submetidos a perícia.
De acordo com o delegado João Ricardo, responsável pela operação, o suspeito confessou o crime ao ser interrogado. Ele revelou que procurava imagens e vídeos com características sensuais para alimentar o perfil falso.
“Ao ser interrogado, ele admitiu o uso indevido das imagens. Disse que buscava conteúdos com características mais sensuais para postar na plataforma. Continuaremos analisando os dispositivos apreendidos para identificar se há outros crimes envolvidos, garantindo que ele responda por todos os atos na Justiça”, afirmou o delegado.
O caso veio à tona em junho deste ano, quando a jornalista Letícia Silva, conhecida por seu trabalho em veículos como TV Master, Arapuan e Correio, usou as redes sociais para denunciar o uso indevido de suas imagens. Letícia relatou que descobriu o perfil falso ao realizar uma busca com seu nome em uma tendência no Instagram.
Na ocasião, um levantamento do portal ClickPB revelou que ao menos 10 jornalistas foram vítimas do crime, levando a DECC a iniciar as investigações.
O suspeito está sendo investigado por crimes relacionados à violação de direitos de imagem e dignidade, e os desdobramentos do caso serão encaminhados ao Judiciário para os devidos processos legais.
Por Patos Online
Com ClickPB
Mín. 23° Máx. 37°