
O Exército Brasileiro confirmou nesta quarta-feira (27) o restabelecimento do fornecimento de água potável em todo o semiárido brasileiro, após a descentralização de recursos financeiros necessários para a continuidade da Operação Carro-Pipa (OCP). A ação beneficia cerca de 70 cidades na Paraíba e atende milhares de famílias que dependem desse serviço para suprir suas necessidades básicas.
Atualmente, a OCP atende cerca de 1,5 milhão de pessoas em 372 municípios, distribuídos pelo semiárido nordestino. A operação envolve uma rede de 3.100 pipeiros responsáveis pela entrega de água potável em comunidades rurais que enfrentam longos períodos de estiagem e dificuldade de acesso à água.
O serviço foi suspenso na última segunda-feira (25), após o Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército, com sede em João Pessoa, informar a falta de verbas para manter a operação. A situação gerou preocupação em diversas regiões do Nordeste, já que a OCP é um dos principais programas de combate aos efeitos da seca.
Com a descentralização dos recursos financeiros no aporte de R$ 38 milhões, anunciada nesta quarta-feira, o Exército conseguiu retomar a operação, assegurando o abastecimento regular de água para as comunidades.
Por Patos Online
Com informações do Portal Correio
Convênio Prefeitura de Cacimba de Areia firma convênio com o UNIFIP para estágio de universitários no município
Eleições 2026 No Brejo, 13 prefeitos anunciam apoio à pré-candidatura de Nabor Wanderley ao Senado Federal
Baixa Umidade Inmet emite alerta de perigo para clima extremamente seco em Patos e outras cidades da Paraíba
Análise “Voto volátil” deve definir as eleições de 2026, analisa Eryvelton Lima, do Instituto Data Ducks
Nova sede Patos dá passo histórico com lançamento da Pedra Fundamental do Fórum da Justiça Federal
Saeb 2025 Escola Maria Celeste Pires Leite realiza aplicação das provas do Saeb 2025
Em Juazeirinho Nabor Wanderley participa da abertura do Juá Capri 2025 em Juazeirinho
Subiu o tom Cida Ramos critica operação no Rio de Janeiro e classifica ação policial como “genocídio de inocentes”: “Bandido é quem promoveu a chacina”
Eleições 2026 Efraim Filho mantém esperança de aliança com Pedro Cunha Lima nas eleições de 2026 Mín. 22° Máx. 35°