
O renomado neurocirurgião Romulo José de Sousa (CRM-PB: 16013 | RQE: 8085 | RQE Dor: 9236) utilizou suas redes sociais para trazer uma explicação clara e didática sobre dois tipos de dor que afetam a qualidade de vida de muitas pessoas: a dor aguda e a dor crônica.
Em um vídeo publicado, o especialista abordou as principais diferenças entre essas condições. Ele explicou que a dor aguda é caracterizada por sua curta duração, geralmente associada a um evento específico, como um ferimento. “Sabe quando a gente tropeça e acontece um ferimento no dedo ou no pé? A dor ocasionada por esse ferimento dura apenas enquanto ocorre o processo de cicatrização”, exemplificou.
Já a dor crônica vai além do período de recuperação natural, podendo persistir por mais de três meses. Nesse caso, ela é configurada como uma doença. “É como se o corpo não conseguisse mais controlar aquela dor”, afirmou o doutor Romulo.
Ele destacou também que a dor aguda tem uma função de proteção, servindo como um alerta fisiológico para o corpo, indicando que algo está errado. Em contrapartida, a dor crônica perde essa função protetiva e, muitas vezes, não está diretamente associada a um evento inicial, podendo surgir sem uma causa conhecida.
“Enquanto a dor aguda é localizada e sinaliza uma lesão tecidual, a dor crônica pode se desvincular do evento causador e comprometer significativamente a qualidade de vida”, explicou.
Para finalizar, o neurocirurgião ressaltou a importância de buscar acompanhamento médico, especialmente em casos de dor persistente: “O acompanhamento de um especialista é fundamental para distinguir entre dor aguda e crônica, proporcionando um tratamento adequado e melhor qualidade de vida.”
Se você sofre com dores persistentes, procure o doutor Romulo José de Sousa, especialista em dor, e invista em sua saúde e bem-estar.
Dr. Romulo José de Sousa estará atendendo na clínica Ultra Clin, localizada na Rua Bossuet Wanderley, nº 257, Edifício Milindra 9, no Centro de Patos. Para agendar, entre em contato pelos números de WhatsApp: (83) 3421-8162 ou (83) 99146-0264.
Novembro Azul Patos inicia programação do Novembro Azul com foco na saúde do homem e formação sobre masculinidades e paternidades
PROCESSO SELETIVO Secretário de Saúde de Patos, Leônidas Dias, esclarece detalhes sobre abertura de processo seletivo para Agentes Comunitários de Saúde
Pressão Arterial Nova diretriz considera pressão arterial 12 por 8 como pré-hipertensão, explica cardiologista Dr. Jeann Santiago
Do Rosa ao Azul Corrida “Do Rosa ao Azul” celebra prevenção e marca transição entre campanhas de saúde em São Mamede-PB
Hospital Regional Complexo Hospitalar de Patos realiza 282 atendimentos e 20 cirurgias durante o fim de semana
Outubro Rosa Hospital do Bem encerra programação do Outubro Rosa com distribuição de lenços para pacientes oncológicos
Prevenção Novembro Azul: diagnóstico precoce cura até 99% dos casos de câncer de próstata, alerta urologista
Novembro Azul Santa Terezinha realiza ação do Novembro Azul com coleta de exame PSA gratuito para homens
Balanço Hospital de Patos realiza 250 atendimentos na urgência e 35 cirurgias durante o plantão do fim de semana Mín. 22° Máx. 37°