
O renomado neurocirurgião Romulo José de Sousa (CRM-PB: 16013 | RQE: 8085 | RQE Dor: 9236) utilizou suas redes sociais para trazer uma explicação clara e didática sobre dois tipos de dor que afetam a qualidade de vida de muitas pessoas: a dor aguda e a dor crônica.
Em um vídeo publicado, o especialista abordou as principais diferenças entre essas condições. Ele explicou que a dor aguda é caracterizada por sua curta duração, geralmente associada a um evento específico, como um ferimento. “Sabe quando a gente tropeça e acontece um ferimento no dedo ou no pé? A dor ocasionada por esse ferimento dura apenas enquanto ocorre o processo de cicatrização”, exemplificou.
Já a dor crônica vai além do período de recuperação natural, podendo persistir por mais de três meses. Nesse caso, ela é configurada como uma doença. “É como se o corpo não conseguisse mais controlar aquela dor”, afirmou o doutor Romulo.
Ele destacou também que a dor aguda tem uma função de proteção, servindo como um alerta fisiológico para o corpo, indicando que algo está errado. Em contrapartida, a dor crônica perde essa função protetiva e, muitas vezes, não está diretamente associada a um evento inicial, podendo surgir sem uma causa conhecida.
“Enquanto a dor aguda é localizada e sinaliza uma lesão tecidual, a dor crônica pode se desvincular do evento causador e comprometer significativamente a qualidade de vida”, explicou.
Para finalizar, o neurocirurgião ressaltou a importância de buscar acompanhamento médico, especialmente em casos de dor persistente: “O acompanhamento de um especialista é fundamental para distinguir entre dor aguda e crônica, proporcionando um tratamento adequado e melhor qualidade de vida.”
Se você sofre com dores persistentes, procure o doutor Romulo José de Sousa, especialista em dor, e invista em sua saúde e bem-estar.
Dr. Romulo José de Sousa estará atendendo na clínica Ultra Clin, localizada na Rua Bossuet Wanderley, nº 257, Edifício Milindra 9, no Centro de Patos. Para agendar, entre em contato pelos números de WhatsApp: (83) 3421-8162 ou (83) 99146-0264.
Cirurgias eletivas Opera Paraíba realiza ciclo de cirurgias de otorrino com foco na humanização infantil
Hospital Regional Hospital Regional de Patos realiza 20 cirurgias e atende 247 pessoas durante plantão do fim de semana
Doação de Órgãos Paraíba registra segunda doação de órgãos do ano
Contraceptivo Paraíba vai ofertar contraceptivo subdérmico e capacita médicos e enfermeiros da Atenção Básica
Gripe Sazonal Gripe sazonal exige atenção redobrada com hidratação e imunidade, alerta diretor técnico do Hospital Regional de Patos
Hospital Regional Plantão de fim de ano do Hospital Regional de Patos realiza 418 atendimentos e 23 cirurgias
Tomografo Hospital São Francisco anuncia fase de implantação de tomógrafo de última geração em Patos
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra 467 atendimentos e 37 cirurgias durante o período natalino
Raiva Prefeitura de Campina Grande confirma diagnóstico de raiva humana em homem internado em estado grave Mín. 22° Máx. 34°