
A Central de Transplantes da Paraíba registrou, na tarde dessa quarta-feira (04), a 47ª doação de múltiplos órgãos de 2024. O procedimento foi realizado no Hospital de Trauma de Campina Grande, onde um paciente de 41 anos, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) teve sua morte encefálica confirmada após complicações decorrentes de uma hemorragia subaracnóidea. Com esta, já são quatro doações efetivas em menos de uma semana, beneficiando um total de 16 pessoas. Foram ao todo um coração, seis rins, três fígados e seis córneas.
Comovidos pela possibilidade de ajudar outras vidas, os familiares do paciente consentiram com a doação. Os órgãos doados incluíram o fígado, que foi destinado para uma paraibana de 45 anos, os dois rins, que beneficiaram duas mulheres pernambucanas de 19 e 29 anos, respectivamente, e as córneas, enviadas para avaliação no Banco de Olhos da Paraíba. Este caso também marca a 16ª captação realizada pelo Hospital de Trauma de Campina Grande em 2024.
As outras doações aconteceram na sexta-feira (29), com a captação de dois rins que ocorreu no Hospital de Trauma de Campina Grande; no domingo (2), foram doados fígado, rins e córneas no Hospital Metropolitano; e na terça-feira (4), na mesma unidade de saúde, foram doados um coração, o fígado e as córneas.
A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, reforça a importância do ato para melhorar a qualidade de vida dos pacientes que aguardam em lista de espera. “As histórias destes doadores, que mesmo após a morte trouxeram esperança para outros, serve como um lembrete poderoso da importância da doação de órgãos. A Central de Transplantes da Paraíba e todos os profissionais envolvidos continuam a trabalhar incansavelmente para promover a conscientização sobre o assunto, incentivando mais pessoas a se tornarem doadoras. Isso se reflete em vidas transformadas”, enfatiza.
Em 2024, a Paraíba já contabiliza 253 transplantes realizados, no entanto 690 pessoas ainda aguardam na lista de espera por uma doação de órgãos ou tecido.
Concurso público Paraíba tem 301 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 13 mil
Luto! Morre, aos 68 anos, em Bonito de Santa Fé, o professor Cláudio Arruda, pai do padre Fabrício e do médico Pedro Augusto
Luto na música Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Susto Cantora Adma Andrade, da banda Limão com Mel, sofre acidente nos EUA e é internada com pancada no abdômen
Ciclomotores Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026 em todo o país
Campanha solidária Professora de reforço que teve casa atingida por incêndio em Malta cria campanha após perder materiais de aula; veja como ajudar
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco Mín. 21° Máx. 35°