
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB), em colaboração com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza, nesta terça (10) e quarta-feira (11), as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2024. O exame, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Públicas (Senappen), conta com a participação de 1.635 inscritos na Paraíba, sendo 170 mulheres.
As provas serão aplicadas em 67 locais, abrangendo 100% das unidades penais, além de um local destinado ao público em liberdade na sede da Gerência de Ressocialização. Entre as unidades com maior número de participantes estão a Penitenciária Sílvio Porto, em João Pessoa, com 251 inscritos, e o Presídio Feminino de Campina Grande, com 72.
O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, destacou a complexidade logística do evento, com a participação de 278 colaboradores, incluindo aplicadores de provas, chefes de salas e policiais penais coordenadores pedagógicos. “Foi uma preparação intensa para garantir que o Enem PPL transcorra com segurança e sem contratempos”, afirmou Alves.
No primeiro dia, os participantes devem chegar às salas a partir das 12h30 para o preenchimento do questionário socioeconômico, que ocorre entre 12h45 e 13h20. A prova tem início às 13h30 e vai até às 19h, com horário estendido para participantes que necessitam de tempo adicional, até as 20h. No segundo dia, a chegada será às 13h15, com a prova acontecendo das 13h30 às 18h30, e até 19h30 para quem precisar de tempo adicional.
A prova do primeiro dia inclui 45 questões de Ciências Humanas, 45 de Linguagens e a redação. Já no segundo dia, serão aplicadas 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.
João Sitônio Rosas, gerente executivo de Ressocialização, manifestou grande expectativa em relação aos resultados. "Esperamos um alto número de aprovações, o que consolidará ainda mais a Paraíba no cenário nacional e proporcionará a essas pessoas a chance de acessar o ensino superior, como parte da política de inclusão do Governo do Estado", afirmou.
Célia Varela Bezerra, gerente executiva da Educação de Jovens e Adultos e Educação para Pessoas Privadas de Liberdade, ressaltou a importância da parceria entre a Seap-PB e a SEE, destacando o programa Se Liga no Enem, que tem sido um sucesso e tem contribuído para o aumento do número de inscritos e aprovados. “Esse avanço é possível graças à articulação com a Gerência Executiva de Ressocialização, permitindo que mais participantes tenham acesso à educação de qualidade”, disse.
Os resultados do Enem PPL 2024, com as notas individuais e a pontuação da redação, serão divulgados no site do Inep no dia 13 de janeiro de 2025.
Concurso público Paraíba tem 301 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 13 mil
Luto! Morre, aos 68 anos, em Bonito de Santa Fé, o professor Cláudio Arruda, pai do padre Fabrício e do médico Pedro Augusto
Luto na música Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Susto Cantora Adma Andrade, da banda Limão com Mel, sofre acidente nos EUA e é internada com pancada no abdômen
Ciclomotores Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026 em todo o país
Campanha solidária Professora de reforço que teve casa atingida por incêndio em Malta cria campanha após perder materiais de aula; veja como ajudar
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco Mín. 21° Máx. 35°