A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB), em colaboração com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza, nesta terça (10) e quarta-feira (11), as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2024. O exame, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Públicas (Senappen), conta com a participação de 1.635 inscritos na Paraíba, sendo 170 mulheres.
As provas serão aplicadas em 67 locais, abrangendo 100% das unidades penais, além de um local destinado ao público em liberdade na sede da Gerência de Ressocialização. Entre as unidades com maior número de participantes estão a Penitenciária Sílvio Porto, em João Pessoa, com 251 inscritos, e o Presídio Feminino de Campina Grande, com 72.
O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, destacou a complexidade logística do evento, com a participação de 278 colaboradores, incluindo aplicadores de provas, chefes de salas e policiais penais coordenadores pedagógicos. “Foi uma preparação intensa para garantir que o Enem PPL transcorra com segurança e sem contratempos”, afirmou Alves.
No primeiro dia, os participantes devem chegar às salas a partir das 12h30 para o preenchimento do questionário socioeconômico, que ocorre entre 12h45 e 13h20. A prova tem início às 13h30 e vai até às 19h, com horário estendido para participantes que necessitam de tempo adicional, até as 20h. No segundo dia, a chegada será às 13h15, com a prova acontecendo das 13h30 às 18h30, e até 19h30 para quem precisar de tempo adicional.
A prova do primeiro dia inclui 45 questões de Ciências Humanas, 45 de Linguagens e a redação. Já no segundo dia, serão aplicadas 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.
João Sitônio Rosas, gerente executivo de Ressocialização, manifestou grande expectativa em relação aos resultados. "Esperamos um alto número de aprovações, o que consolidará ainda mais a Paraíba no cenário nacional e proporcionará a essas pessoas a chance de acessar o ensino superior, como parte da política de inclusão do Governo do Estado", afirmou.
Célia Varela Bezerra, gerente executiva da Educação de Jovens e Adultos e Educação para Pessoas Privadas de Liberdade, ressaltou a importância da parceria entre a Seap-PB e a SEE, destacando o programa Se Liga no Enem, que tem sido um sucesso e tem contribuído para o aumento do número de inscritos e aprovados. “Esse avanço é possível graças à articulação com a Gerência Executiva de Ressocialização, permitindo que mais participantes tenham acesso à educação de qualidade”, disse.
Os resultados do Enem PPL 2024, com as notas individuais e a pontuação da redação, serão divulgados no site do Inep no dia 13 de janeiro de 2025.
Mín. 20° Máx. 36°