
Um rito de passagem realizado com êxito. Momento de transição nas vidas dos formandos(as) e materialização de esforços, renúncias e resiliência. A culminância da jornada acadêmica com o fechamento de um ciclo e ao mesmo tempo o começo de um novo tempo com novas perspectivas.
Com esse sentimento, o Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VII, localizado na cidade de Patos, entregou à sociedade os novos profissionais de cinco áreas do conhecimento devidamente formados. A solenidade de Colação de Grau do período levito, 2024.2 aconteceu na tarde desta terça-feira (17), no Auditório Celso Furtado, reuniu além dos formandos(as), professores(as), técnicos(as) administrativos(as), familiares e convidados.
A solenidade de Colação de Grau do CCEA começou com a entrada dos(as) estudantes de todos os cursos acompanhados de seus padrinhos ou madrinhas. Em seguida foi a vez da entrada da congregação de professores(as) tendo à frente a diretora do Câmpus VII, professora Carolina Coeli Rodrigues Batista de Araújo e o professor José Ginaldo de Souza Farias, diretor adjunto.
Ao todo, 88 graduandos(as) colaram o grau acadêmico, sendo 48 do curso de Bacharelado em Administração, 22 no de Bacharelado em Computação, dois em Licenciatura em Física e nove em Matemática, além de cinco do curso de Administração Pública e dois do curso de Geografia na Modalidade a Distância (EAD).
Em um dos últimos atos na jornada acadêmica na graduação, antes de colar grau, o concluinte José Carlos Barbosa Leite do curso de Matemática conduziu a leitura do juramento, tendo as suas palavras repetidas pelos demais concluintes.
Mesa formada, formandos e docentes a postos, as atenções se voltaram para a fala do graduando Felipe Vilar Gomes, do curso de Administração, escolhido como orador oficial das turmas. Em sua fala, ele destacou a trajetória acadêmica marcada por desafios, conquistas e lutas. Os percalços ao longo do percurso, segundo ele, foram muitos, tendo o momento mais difícil o período da pandemia da covid-19.
Mesmo nos momentos de provação, ele lembrou que a UEPB não interrompeu as aulas que continuaram funcionando de forma remota, graças à resiliência dos estudantes e a determinação dos(as) docentes, que não mediram esforços para transmitir saber e conhecimentos. As experiências ao longo do curso, conforme destacou o orador, foram marcantes e criaram laços de amizades profundas com espírito coletivo.
Depois as expectativas se voltaram para o discurso do paraninfo geral das turmas, o professor Pedro Carlos de Assis Junior. Inicialmente, ele agradeceu as turmas pela homenagem e lembrou de sua trajetória na UEPB, desde o seu período de graduação até ingressar como docente, há 17 anos. Físico de formação, o professor Pedro procurou fazer uma retrospectiva de sua vida com o propósito de inspirar os(as) graduandos(as) a serem persistentes e buscarem sempre conhecimento como fez há 100 anos o físico norte americano Thomas John Watson.
Posteriormente, foi a vez da pró-reitora de Graduação, Vagda Gutemberg, transmitir a sua mensagem de esperança e encorajamento aos(as) formandos(as). “Este é o compromisso da UEPB em cumprir com sua função enquanto Instituição de Ensino Superior pública, gratuita e de qualidade. Estamos falando aqui para famílias que, por vezes, tem neste momento a primeira pessoa a concluir o ensino superior, significando, portanto, quebra de paradigmas, significa quebrar barreiras e, principalmente, ressignificando sonhos e desejos daqueles próximos a vocês”, enfatizou.
O momento mais aguardado do evento e ápice da jornada foi a cerimônia de conferência do grau acadêmico. Os primeiros a colarem grau foram os(as) formandos(as) do curso de Administração. A graduanda Aline de Lima Alves colou o grau em nome da turma, conferido pelo professor Odilon Avelino, coordenador do curso. Na sequência, colaram grau os formandos de Computação. Desta vez, o concluinte João Lucas de Sousa representou a turma, conferido pelo coordenador do curso, o professor Jucélio Soares do Santos.
Em seguida, os(as) formandos(as) do curso de Física. O concluinte Ígor Martins Alves colou o grau, conferido pelo coordenador do curso, o professor Marcelo da Silva Vieira. A cerimônia continuou com a conferência do grau acadêmico aos(as) formandos(as) de Matemática. A concluinte Jackeline da Silva Lucena foi a escolhida, recebendo o grau de professor Arlandson Matheus Silva Oliveira. Encerrando o ato, os graduandos Venilson Pereira Sousa e Cardinha Rodrigues, colaram grau representando as turmas de EAD dos cursos de Administração Pública e Geografia.
Com os novos profissionais devidamente formados, a vice-reitora Ivonildes Fonseca proferiu o seu discurso. Ela parabenizou a todo(as)s pela conquista. Em seu discurso, Ivonildes reafirmou a sua defesa em favor da posição social e visibilidade social das mulheres, especialmente as mulheres na ciência. Ela citou dados preocupantes da violência contra a mulher no país, e disse que é preciso seguir a trilha pavimentando a vida das mulheres.
A vice-reitora ressaltou ainda que uma das qualidades da UEPB, além de ser uma universidade pública e gratuita, é trabalhar pela visibilidade social das mulheres. Nesse sentido, lembrou que a Instituição tem uma resolução, que estabelece que 50% dos cargos de gestão atrelados à reitoria são cargos que devem ser preenchidos por mulheres. “E esta Universidade vem trabalhando esta questão. Então, nós temos uma lei na UEPB. Isso é promover a visibilidade social das mulheres”, explicou.
Depois da fala da vice-reitora, os(as) novos(as) profissionais celebraram o momento de forma jubilosa com abraços nos colegas, familiares e amigos. Assim, partem para uma nova etapa em suas vidas.
Texto: Severino Lopes/UEPB
Fotos: Paizinha Lemos/UEPB











Concurso público Edital do concurso para professor da UFPB é publicado com mais de 30 vagas e salários de até R$ 14 mil
Destaque Miguel Arcanjo Conquista Ouro Nacional na OBMEP 2025 e Coloca Vista Serrana Entre os Destaques do País
Matrícula Pais e responsáveis já podem renovar matrículas na Rede Municipal de educação de Patos até 23 de dezembro
Fim da greve! UEPB define novo calendário acadêmico após greve dos professores; aulas voltam nesta quarta (10) de forma assíncrona
Ano letivo 2026 Pré-matrícula da Rede Estadual de ensino da Paraíba começa nesta terça-feira (9); veja calendário e como fazer
Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Fim da greve! Após fim da greve dos professores, novo calendário acadêmico da UEPB deve ser definido na terça (9)
Convocação Educação da Paraíba vai convocar professores aprovados em concurso no início de 2026, afirma secretário
Concurso público Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação Mín. 23° Máx. 37°