O jovem Luan Jardel de Oliveira, morador da cidade de Conceição, no Sertão da Paraíba, foi surpreendido ao descobrir que possui uma condição raríssima chamada Situs Inversus Totalis (SIT), na qual os principais órgãos do tórax e do abdômen estão posicionados de forma espelhada em relação ao normal.
A descoberta aconteceu de maneira inesperada durante uma consulta médica para sua filha na Clínica Integrar, com o médico Jânderson Jessé. Ao relatar alguns sintomas, Luan foi encaminhado para realizar uma ultrassonografia. Durante o exame, o médico identificou que o pâncreas, fígado, baço e rins estavam em posições opostas às usuais, além do coração estar do lado direito.
"Logo na primeira estrutura que avaliei, percebi que estava invertida. O fígado, que deveria estar no lado direito, estava no lado esquerdo, assim como o baço e outros órgãos. Foi então que concluímos o diagnóstico de Situs Inversus Totalis," explicou o Dr. Jânderson Jessé.
Apesar de sua raridade, a condição não apresenta riscos significativos à saúde. O médico afirmou que Luan pode levar uma vida normal, sem prejuízo à fisiologia do corpo.
O caso de Luan chamou a atenção da comunidade médica e do público pela peculiaridade. Veja mais detalhes abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Por Patos Online
Com Vale do Piancó Notícias
Mín. 25° Máx. 38°