A cidade de Patos, localizada no Sertão paraibano, conquistou a 15ª posição no Ranking de Competitividade dos Municípios no indicador de Taxa Bruta de Matrícula no Ensino Técnico e Profissionalizante, com um percentual de 22,91%. Esse indicador, que integra o pilar de Capital Humano do ranking desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), utiliza dados de 2023 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para medir a proporção de matrículas nessa modalidade de ensino em relação à população jovem de 15 a 24 anos.
A posição de destaque coloca Patos à frente de cidades como Barueri (SP), Nova Friburgo (RJ), Patos de Minas (MG), Juazeiro (BA) e de capitais como São Paulo (SP), Curitiba (PR), São Luís (MA) e Natal (RN). A lista considera os 404 municípios mais competitivos do país, reforçando o papel da cidade no avanço da educação técnica e profissionalizante.
Esse resultado evidencia o compromisso da Prefeitura de Patos com a formação profissional e sua capacidade de proporcionar oportunidades educacionais para os jovens da região. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, o município, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, oferece periodicamente capacitações profissionais para diversas áreas, como a de panificação, com cursos para padeiros, confeiteiros, entre outros.
Fonte: Patos Ponto Com Notícias
Mín. 23° Máx. 37°