
O deputado estadual e atual secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho (Republicanos), está prestes a completar seis meses no comando da pasta e já estabeleceu uma meta ambiciosa: climatizar com ar-condicionado todas as escolas do Sertão até o final do atual governo.
Em Cajazeiras, a demanda pela climatização é antiga, especialmente na Escola Cidadã Integral Técnica Cristiano Cartaxo, o Polivalente, que enfrenta problemas há cerca de uma década. Segundo Wilson Filho, o governo estadual está em processo de contratação de uma empresa para desenvolver os projetos de rede elétrica e subestações das escolas, etapas necessárias para viabilizar a instalação dos aparelhos de ar-condicionado.
O secretário destacou que a climatização não é uma promessa de campanha, mas sim uma meta definida em conjunto com o governador João Azevêdo.
O ex-secretário de Educação, Antônio Roberto, explicou anteriormente que a climatização das escolas enfrenta desafios técnicos, como a necessidade de instalação de subestações elétricas com capacidade suficiente. Esse processo, que inclui licitação e execução, é demorado, mas Wilson Filho afirmou que está empenhado em acelerar essas etapas.
Além da meta de climatização, Wilson Filho destacou os investimentos realizados na rede estadual de ensino:
“Não falta energia para trabalhar, não falta coragem para enfrentar os desafios. O que mais me interessa é sair do gabinete, visitar escolas e regiões. Isso tem permitido já agradecer à minha equipe por alguns resultados alcançados em 2024,” afirmou o secretário.
A climatização das escolas é uma reivindicação recorrente de estudantes e professores, especialmente no Sertão, onde as altas temperaturas dificultam o aprendizado. Wilson Filho acredita que a iniciativa melhorará significativamente as condições de ensino e aprendizado, fortalecendo o compromisso do governo com a educação de qualidade.
Por Patos Online
Com informações e vídeo do Diário do Sertão
Concurso público Edital do concurso para professor da UFPB é publicado com mais de 30 vagas e salários de até R$ 14 mil
Destaque Miguel Arcanjo Conquista Ouro Nacional na OBMEP 2025 e Coloca Vista Serrana Entre os Destaques do País
Matrícula Pais e responsáveis já podem renovar matrículas na Rede Municipal de educação de Patos até 23 de dezembro
Fim da greve! UEPB define novo calendário acadêmico após greve dos professores; aulas voltam nesta quarta (10) de forma assíncrona
Ano letivo 2026 Pré-matrícula da Rede Estadual de ensino da Paraíba começa nesta terça-feira (9); veja calendário e como fazer
Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Fim da greve! Após fim da greve dos professores, novo calendário acadêmico da UEPB deve ser definido na terça (9)
Convocação Educação da Paraíba vai convocar professores aprovados em concurso no início de 2026, afirma secretário
Concurso público Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação Mín. 23° Máx. 37°