
O deputado estadual e atual secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho (Republicanos), está prestes a completar seis meses no comando da pasta e já estabeleceu uma meta ambiciosa: climatizar com ar-condicionado todas as escolas do Sertão até o final do atual governo.
Em Cajazeiras, a demanda pela climatização é antiga, especialmente na Escola Cidadã Integral Técnica Cristiano Cartaxo, o Polivalente, que enfrenta problemas há cerca de uma década. Segundo Wilson Filho, o governo estadual está em processo de contratação de uma empresa para desenvolver os projetos de rede elétrica e subestações das escolas, etapas necessárias para viabilizar a instalação dos aparelhos de ar-condicionado.
O secretário destacou que a climatização não é uma promessa de campanha, mas sim uma meta definida em conjunto com o governador João Azevêdo.
O ex-secretário de Educação, Antônio Roberto, explicou anteriormente que a climatização das escolas enfrenta desafios técnicos, como a necessidade de instalação de subestações elétricas com capacidade suficiente. Esse processo, que inclui licitação e execução, é demorado, mas Wilson Filho afirmou que está empenhado em acelerar essas etapas.
Além da meta de climatização, Wilson Filho destacou os investimentos realizados na rede estadual de ensino:
“Não falta energia para trabalhar, não falta coragem para enfrentar os desafios. O que mais me interessa é sair do gabinete, visitar escolas e regiões. Isso tem permitido já agradecer à minha equipe por alguns resultados alcançados em 2024,” afirmou o secretário.
A climatização das escolas é uma reivindicação recorrente de estudantes e professores, especialmente no Sertão, onde as altas temperaturas dificultam o aprendizado. Wilson Filho acredita que a iniciativa melhorará significativamente as condições de ensino e aprendizado, fortalecendo o compromisso do governo com a educação de qualidade.
Por Patos Online
Com informações e vídeo do Diário do Sertão
Enem 2025 Locais de prova do Enem 2025 já podem ser consultados; saiba como
Concurso público IFPB abre inscrições para concurso com 43 vagas para professores; salários chegam a R$ 13 mil
Conexão Mundo ECIT Lynaldo Cavalcanti, de Patos, se destaca no Programa Conexão Mundo e garante sete vagas de intercâmbio internacional
Concurso público IFPB altera data das provas do concurso público; novo cronograma já foi divulgado
DESTAQUE De Patos a Brasília: Aluno paraibano representa o Nordeste na Etapa Nacional da Conferência pelo Meio Ambiente
Tecnologia Patos avança na educação tecnológica com entrega de laboratórios Maker, de Robótica e de Informática
GREVE Professores da UEPB cobram governador João Azevêdo durante evento em Campina Grande; greve segue sem acordo
Eleições no Galo Treze tenta fechar chapa para eleição pela terceira vez; prazo termina nesta quarta-feira
Dia das Crianças Creche Luna Maria celebra o Dia das Crianças com grande festa no loteamento Morada do Sol, em Patos Mín. 22° Máx. 36°