
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou, na última segunda-feira (23), o Prognóstico Climático Verão 2025, que prevê temperaturas do ar acima da média histórica para o verão na parte oeste da Paraíba nos próximos meses. De acordo com o levantamento, as temperaturas podem ultrapassar 1°C em relação à climatologia da estação.
A meteorologista Marle Bandeira destacou as características típicas do verão na Paraíba, marcado por temperaturas elevadas. "A previsão é que essas temperaturas fiquem em torno de um grau acima da média, o que ainda é considerado dentro da normalidade. No Sertão, as máximas podem atingir cerca de 38°C. No Litoral, variam entre 32°C e 33°C, enquanto no Agreste ficam próximas a 32°C e no Brejo, em torno de 31°C. Essas temperaturas máximas são registradas, geralmente, no período da tarde", explicou Marle.
O verão no Hemisfério Sul teve início no último sábado, 21 de dezembro de 2024, às 06h20 (horário de Brasília), e se estenderá até 20 de março de 2025, às 06h02. Este período é conhecido por dias mais longos, noites mais curtas e mudanças rápidas nas condições climáticas, o que pode favorecer fenômenos como chuvas intensas, granizo, ventos moderados a fortes e descargas elétricas.

Com a previsão de temperaturas acima da média, a região do Sertão deve estar preparada para enfrentar o calor extremo. O aumento das temperaturas pode trazer implicações tanto para a saúde da população quanto para atividades agrícolas e consumo de energia elétrica.
Especialistas recomendam medidas preventivas para minimizar os impactos do calor intenso, como a ingestão de líquidos, evitar exposição prolongada ao sol, especialmente nos horários de maior intensidade, e o uso de roupas leves e protetores solares.
O INMET seguirá monitorando as condições climáticas e emitindo alertas, caso necessário.
Por Patos Online
Concurso público Paraíba tem 301 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 13 mil
Luto! Morre, aos 68 anos, em Bonito de Santa Fé, o professor Cláudio Arruda, pai do padre Fabrício e do médico Pedro Augusto
Luto na música Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Susto Cantora Adma Andrade, da banda Limão com Mel, sofre acidente nos EUA e é internada com pancada no abdômen
Ciclomotores Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026 em todo o país
Campanha solidária Professora de reforço que teve casa atingida por incêndio em Malta cria campanha após perder materiais de aula; veja como ajudar
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco Mín. 21° Máx. 35°