
A Secretaria de Saúde da Paraíba confirmou nesta sexta-feira (27) a presença da subvariante XEC do coronavírus no estado. A identificação foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-PB) em duas amostras provenientes de João Pessoa. A informação consta no boletim de vigilância laboratorial divulgado pela pasta.
A subvariante XEC, pertencente à linhagem Ômicron, é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma Variante Sob Monitoramento (VUM). Embora não haja evidências de que cause quadros mais graves, a XEC apresenta mutações que podem aumentar sua transmissibilidade. Casos da mesma variante já foram registrados em estados como São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Ceará.
Em comunicado, a Secretaria de Saúde da Paraíba enfatizou a necessidade de redobrar os cuidados preventivos e manter a vacinação em dia. “Cuidados como testagem, uso de máscaras em locais fechados e higienização das mãos continuam essenciais para prevenir a propagação do vírus”, alertou.
A recomendação é que pessoas com sintomas procurem atendimento médico e realizem o teste para Covid-19. Além disso, a pasta reforça a importância de completar o esquema vacinal, especialmente com as doses de reforço, para aumentar a proteção contra formas graves da doença.
Por Patos Online
Cirurgias eletivas Opera Paraíba realiza ciclo de cirurgias de otorrino com foco na humanização infantil
Hospital Regional Hospital Regional de Patos realiza 20 cirurgias e atende 247 pessoas durante plantão do fim de semana
Doação de Órgãos Paraíba registra segunda doação de órgãos do ano
Contraceptivo Paraíba vai ofertar contraceptivo subdérmico e capacita médicos e enfermeiros da Atenção Básica
Gripe Sazonal Gripe sazonal exige atenção redobrada com hidratação e imunidade, alerta diretor técnico do Hospital Regional de Patos
Hospital Regional Plantão de fim de ano do Hospital Regional de Patos realiza 418 atendimentos e 23 cirurgias
Tomografo Hospital São Francisco anuncia fase de implantação de tomógrafo de última geração em Patos
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra 467 atendimentos e 37 cirurgias durante o período natalino
Raiva Prefeitura de Campina Grande confirma diagnóstico de raiva humana em homem internado em estado grave Mín. 22° Máx. 34°