O Treze está na segunda fase da eliminatória da Pré-Copa do Nordeste. O Galo venceu o Santa Cruz, por 2 a 1, na tarde deste sábado, e conquistou a classificação, silenciando mais de 20 mil tricolores presentes no estádio do Arruda. A equipe paraibana abriu o placar com Wandson, no primeiro tempo. O Tricolor empatou com Thiaguinho, na etapa final, e quando estava melhor na partida, acabou sofrendo o gol de Van, que deu a vitória ao time de Campina Grande. Derrotado diante da torcida após mais de nove meses sem entrar em campo (foram exatos 294 sem partidas oficiais), o Santa Cruz está eliminado da competição e inicia em baixa a temporada 2025.
O Treze fará o jogo decisivo por uma vaga na fase de grupos do Nordestão já na próxima quarta-feira. O adversário será conhecido quando todos os times da segunda fase forem decididos - confira aqui o chaveamento.
Já o Santa Cruz agora terá pela frente o Estadual. O Tricolor vai estrear no próximo sábado na competição, diante do Decisão Sertânia, no estádio Odilon Ferreira - confira a tabela do Campeonato Pernambucano.
Nove meses após ver o Santa Cruz pela última vez em campo, a torcida coral compareceu em bom número ao Arruda. Ao todo, foram 20.518 torcedores para uma renda de R$ 860.980,00 - vale destacar que a torcida do Galo também se fez presente no estádio. Em contrapartida à festa, muitos torcedores sofreram com ingressos a venda de falsos no jogo - confira aqui os detalhes.
Santa Cruz e Treze fizeram um primeiro tempo aberto no Arruda. Com as duas equipes bem dispostas em campo, e o vigor físico em alta (especialmente se tratando de uma estreia na temporada), a intensidade dos times em alguns momentos compensou a baixa qualidade técnica do jogo. Em muitos momentos, tricolores e alvinegros se lançaram para o ataque de forma pouco organizada. Mais bem postado, o Galo pouco a pouco passou a somar as melhores chances. Sempre com Wandson: aos 14, 27 e aos 33, quando o camisa 7 aproveitou o bom passe de Daniel para abrir o placar. Com muitos passes longos e falhando passes em excesso, o Santa Cruz somou as melhores chances nos acréscimos, quando Balotelli e Skilo desperdiçaram as melhores chances da equipe. Com a derrota parcial, a torcida coral se dividiu entre vaias e aplausos à equipe na saída para o intervalo.
Em desvantagem, o Santa Cruz voltou com uma postura melhor no segundo tempo. O técnico Itamar Schülle fez três mudanças de uma só vez - entre elas, a entrada de Thiaguinho. Mais equilibrada, a equipe coral não tardou a encontrar o empate. Aos 10 minutos, passe milimétrico de João Pedro para Thiaguinho, que domina bem a bola, avança em velocidade e chuta com precisão para balançar as redes. No embalo da torcida e com o Galo visivelmente mais desgastado e sofrendo com as mudanças, a sensação era de que o Tricolor estava mais próximo do segundo gol do que o adversário. Mas, numa jogada de bola parada, o Treze voltou à frente do placar. Aos 23, falta cobrada por Guilherme Lucena na área, a bola é desviada e cai no pé de Van, que chuta cruzado e a bola vai, mesmo fraquinha, morrer no canto do gol. A partir de então, o jogo foi paralisado em muitos momentos, quase sempre para atendimento aos paraibanos. Sem força, o Tricolor não conseguiu reagir.
Fonte: ge PE
Mín. 24° Máx. 38°