A senhora Cristiane da Silva Batista Sena, residente em Patos-PB, procurou o Patosonline.com para fazer um apelo em busca de solução para sua situação de saúde. Há cerca de três meses, Cristiane aguarda a realização de uma cirurgia de histerectomia pelo programa Opera Paraíba, procedimento que deveria ocorrer na Maternidade de Patos.
Segundo Cristiane, sua condição de saúde vem se agravando. Ela relatou estar menstruando de forma ininterrupta por três meses, o que tem causado anemia severa e intensificado outros problemas, como deficiência de vitaminas B12 e D3. Além disso, mencionou sofrer com fortes dores e um estado psicológico abalado, agravado pelas repetidas visitas à UPA para buscar alívio para seus sintomas.
“Amigas minhas que também aguardavam cirurgias já foram chamadas, mas o meu caso, que é urgente, continua sem solução”, desabafou Cristiane, ressaltando a urgência de sua situação.
O programa Opera Paraíba tem como objetivo atender pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos eletivos e estão na fila de espera, mas, no caso de Cristiane, a demora tem gerado apreensão e sofrimento.
Sobre o assunto, a direção geral da Maternidade Dr. Peregrino Filho emitiu uma nota informando que Cristiane foi atendida no ambulatório de cirurgias eletivas, realizado no Banco de Leite da unidade, e devidamente cadastrada no sistema do programa estadual. No entanto, devido ao recesso da equipe médica em dezembro, as atividades foram suspensas, com retorno previsto para o dia 6 de janeiro.
A direção informou que, até o momento, não recebeu notificação formal sobre a piora do estado clínico da paciente, mas se comprometeu a buscar uma solução ágil junto à equipe do Opera Paraíba para priorizar o agendamento do procedimento.
Confira abaixo a nota na íntegra:
A Maternidade Dr. Peregrino Filho vem, por meio desta, esclarecer que a senhora Cristiane da Silva Batista passou pelo ambulatório de cirurgias eletivas, realizado no Banco de Leite da nossa unidade. Após consulta médica, a paciente foi devidamente cadastrada no sistema do programa Opera Paraíba, aguardando o agendamento de seu procedimento, que consiste em uma Histerectomia Abdominal com Anexectomia, por ser uma cirurgia classificada como eletiva.
Informamos que, no mês de dezembro, a equipe médica entrou em recesso, com retorno das atividades previsto para o dia 06 de janeiro. Até o presente momento, não recebemos nenhuma notificação formal sobre o estado clínico da paciente, que relatou sintomas de sangramento constante e fortes dores.
Reafirmamos nosso compromisso com a saúde e bem-estar de nossos pacientes, e para isso, estaremos entrando em contato com a equipe responsável pelo programa Opera Paraiba, a fim de agendar a realização do procedimento de forma mais célere, conforme disponibilidade.
A Maternidade Peregrino Filho reforça seu compromisso com o atendimento de qualidade e com a transparência nas informações. Continuamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.
Atenciosamente,
Direção Geral
Mín. 24° Máx. 37°