
A jovem Rebeca Barbosa Lourenço, de 26 anos, juntamente com as irmãs Ellen Santos Ramalho e Emilly Santos Ramalho, ambas de 24 anos, estão prestes a embarcar para São Paulo, onde irão representar Patos-PB e o Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na 13ª edição do Campus Mobile, um prestigiado concurso nacional de tecnologia.
Estudantes do 10º período do curso de Ciência da Computação, no turno da manhã, as três foram aprovadas na categoria Diversidade com o projeto DoaFood, que visa reduzir o desperdício de alimentos e combater a fome, promovendo práticas sustentáveis e estratégias eficientes de redistribuição de alimentos para comunidades em situação de vulnerabilidade.
O Campus Mobile acontecerá de 9 a 14 de fevereiro e é organizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e do beOn, Hub de Inovação da Claro. A coordenação científica do evento é da professora Roseli de Deus Lopes.
Em contato com o Patos Online, Rebeca informou que elas viajarão no dia 8 de fevereiro e estão muito animadas para representar a cidade e a universidade em um evento que reúne projetos inovadores de todo o Brasil. “Estamos muito felizes e gratas pela oportunidade de levar o nome de Patos e da UEPB para um concurso tão importante. Nosso projeto tem um propósito social e sustentável, e acreditamos que pode fazer a diferença”, destacou Rebeca.
A aprovação no concurso foi motivo de comemoração para familiares, amigos e professores das jovens. “Todos ficaram muito felizes e nos apoiaram bastante. Estamos confiantes de que nossa dedicação e o impacto social do DoaFood poderão nos levar longe”, comentou Ellen.
Além da premiação em dinheiro, o grupo vencedor de cada categoria será contemplado com uma viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos. Lá, os vencedores terão a chance de visitar pontos turísticos, instituições de ensino e sedes de gigantes da tecnologia, como Amazon, Google e LinkedIn, além de apresentar seu primeiro pitch internacional.
O DoaFood é uma iniciativa que alia tecnologia e responsabilidade social para reduzir o desperdício de alimentos e ajudar quem mais precisa. A proposta envolve estratégias de redistribuição de excedentes alimentares para comunidades vulneráveis, promovendo um ciclo sustentável e solidário.
A participação no Campus Mobile 2024 não só destaca o talento e a criatividade das jovens, mas também reforça o papel da tecnologia como ferramenta de transformação social.
Por Felipe Vilar - Patos Online
PROFESSOR NOTA 1000 Projeto Professor Nota 1000 promove palestra sobre violência contra a mulher e incentiva conscientização por meio da escrita na ECIT Lynaldo Cavalcanti
EDUCAÇÃO Prefeitura de São José do Bonfim fortalece educação com apresentação das turmas do EJA e entrega de material didático
VESTIBULAR UNIFIP Último dia para garantir sua vaga no Vestibular de Medicina Unifip
Palestras ECIT Gertrudes Leite, em Desterro, promove palestra sobre riscos do vape e drogas e reforça conscientização entre estudantes
PROFISSÕES Feirão das Profissões da ECIT Lynaldo Cavalcanti fortalece orientação profissional e aproxima estudantes do ensino superior
EDUCAÇÃO E SEGURANÇA Lei proíbe alunos de portar objetos cortantes e perfurantes em escolas da Paraíba
EDUCAÇÃO E INCENTIVO Prefeitura de Santa Terezinha ofertará Bolsa Incentivo de R$ 120 para aluno matriculado até 15 de Maio no Ensino Fundamental 2 da EJA
CIÊNCIA E TECNOLOGIA Filho de Patos, cientista Djalma Queiroga desenvolve tecnologia para combater poluição em açudes
IF SERTÃO MEC nomeia o professor José Ronaldo de Lima como reitor temporário do Instituto Federal do Sertão Paraibano Mín. 23° Máx. 32°