
Estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário Uniplan, em Patos-PB, estão enfrentando uma situação delicada devido ao atraso na entrega de seus respectivos diplomas. Desde a colação de grau, realizada em 11 de agosto de 2024, os alunos aguardam a emissão do documento, essencial para a inscrição no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e para o ingresso no mercado de trabalho.
De acordo com a estudante Alessandra Beatriz, que concluiu o curso no primeiro semestre de 2024, os problemas começaram logo após a colação de grau. “O prazo para entrega do diploma é de 60 dias após a colação, mas até agora não recebemos nem mesmo uma declaração de conclusão de curso. Estamos sendo prejudicados há meses, perdendo oportunidades de emprego e de qualificação profissional”, desabafou Alessandra.
A estudante relata que, desde agosto, a instituição tem dado prazos sucessivos que não são cumpridos. Além disso, ela alega que o canal comercial da Uniplan deixou de responder às tentativas de contato. “Eles simplesmente não explicam o motivo do atraso. Enviamos todas as horas complementares solicitadas há muito tempo, mas até agora nada foi resolvido”, afirmou a estudante.
O impacto na vida dos estudantes tem sido significativo. Alessandra relata que muitos dos concluintes estão perdendo oportunidades de emprego, como um dos seus colegas, que teve de recusar uma proposta por falta do diploma ou de uma declaração provisória que permita a emissão do Coren temporário.
“Não estamos nem exigindo o diploma neste momento, mas ao menos uma declaração de conclusão de curso para podermos avançar profissionalmente. A situação é angustiante e tem gerado muito desespero”, destacou Alessandra.
Diante da celeuma, a instituição já foi alvo de denúncias semelhantes, com registros no site Reclame Aqui, onde outros alunos também relataram problemas relacionados à emissão de documentos. Apesar das reclamações, a situação permanece sem solução.

Os estudantes esperam que a Uniplan tome providências imediatas para resolver o problema e evitar que novos alunos enfrentem a mesma dificuldade.
A reportagem tentou contato com a Uniplan para esclarecimentos, através do WhatsApp disponibilizado, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para o posicionamento da instituição e quaisquer esclarecimentos que sejam pertinentes ao caso. E-mail: [email protected].
Por Patos Online
Incêndio criminoso Moradora relata queimadas constantes em terrenos baldios no Conjunto Sete Casas, em Patos
Desaparecimento Pai procura jovem que voltou a desaparecer em Patos nesta quarta-feira (3)
Preocupação Presidente da Colônia de Pescadores fala sobre o período do seguro-defeso e a preocupação com a crise hídrica na Barragem da Farinha
Esporte e Juventude Movimenta Patos leva esporte, saúde e bem-estar ao Monte Castelo no sábado (13)
Feriado com trabalho Comércio de Patos poderá abrir as portas na próxima segunda-feira (8), feriado de Nossa Senhora da Conceição
Falta de água Moradores do Mutirão e Alto da Tubiba reclamam de falta de água nos últimos dias, em Patos
Barragem da Farinha Colônia de Pescadores de Patos pede autorização ao Ibama para resgatar peixes da Barragem da Farinha antes que morram
Marca importante Patos ultrapassa 15 mil empregos com carteira assinada no mês de outubro
Problemática Morador volta a reclamar de acúmulo de lixo na Avenida Paraíba, no bairro dos Estados, em Patos, e cobra instalação de mais coletores Mín. 23° Máx. 37°