
O Açude Manoel Marcionilo, situado no município de Taperoá, Paraíba, começou a acumular água neste domingo, 19 de janeiro, após intensas chuvas e o aumento do volume do Rio Taperoá.
Com capacidade total de 14.797.430 m³, o açude estava praticamente seco, apresentando apenas 0,68% de sua capacidade, o que equivale a 100.412 m³, segundo dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) na última sexta-feira (17).
Embora uma atualização oficial do volume acumulado ainda não tenha sido divulgada, a expectativa da população local é de que o aumento no nível do açude seja significativo, aliviando a situação de escassez hídrica.
O Açude Manoel Marcionilo é uma fonte vital de abastecimento para Taperoá e região. O início do processo de recarga hídrica renova as esperanças da comunidade, que depende diretamente do manancial para consumo e outras atividades essenciais.
As chuvas recentes também destacam a importância do Rio Taperoá, que contribui diretamente para o abastecimento do açude e é um indicador relevante para o cenário hídrico local.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Concurso público Paraíba tem 301 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 13 mil
Luto! Morre, aos 68 anos, em Bonito de Santa Fé, o professor Cláudio Arruda, pai do padre Fabrício e do médico Pedro Augusto
Luto na música Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Susto Cantora Adma Andrade, da banda Limão com Mel, sofre acidente nos EUA e é internada com pancada no abdômen
Ciclomotores Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026 em todo o país
Campanha solidária Professora de reforço que teve casa atingida por incêndio em Malta cria campanha após perder materiais de aula; veja como ajudar
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco Mín. 21° Máx. 35°