Pelo menos oito ministros do governo Lula III irão se licenciar para votar no deputado federal Hugo Motta, na eleição para presidência da Câmara dos Deputados, que acontece no dia 1º de fevereiro.
A lista é formada por Alexandre Padilha (Relações Institucionais); Luiz Marinho (Trabalho); Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário); Juscelino Filho (Comunicações); André Fufuca (Esportes); Celso Sabino (Turismo); Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Marina Silva (Meio Ambiente).
A determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também serve como uma amostra da aproximação de Hugo Motta com deputados da base governista, assim como os do centro (bloco em que faz parte), e da oposição ao governo, uma vez que o parlamentar conta com o apoio de 18 partidos e de aproximadamente 495 parlamentares.
Para ser eleito, Hugo Motta precisa de 257 votos, 50% +1 do colégio eleitoral formado por 513 deputados federais das 27 unidades da federação. O parlamentar é candidato oficial do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), principal articulador da sua base de apoio.
Mín. 24° Máx. 35°