
Na última semana, uma ação conjunta entre a Energisa e a Polícia Civil detectou fraudes no consumo de energia em 95 imóveis – entre residências e comércios – no município de Sousa, no Sertão da Paraíba. Estima-se que a energia recuperada alcance 120 MWh, volume suficiente para abastecer mais de 800 residências durante um mês.
O furto de energia, além de ser crime previsto em lei, traz prejuízos à sociedade, impactando a qualidade do fornecimento e gerando riscos de acidentes, como choques elétricos e curtos-circuitos. Danillo Lelis, gerente comercial e de combate a perdas da Energisa Paraíba, destacou o compromisso da empresa em garantir segurança e qualidade no serviço prestado à comunidade.
“Alterações na rede elétrica são extremamente perigosas, especialmente quando feitas por pessoas sem qualificação técnica, o que pode causar incêndios, colocar terceiros em risco e até mesmo causar choques fatais. Nos casos encontrados em Sousa, o perigo não era apenas para os fraudadores, mas também para a população local e frequentadores dos estabelecimentos”, explicou o gerente.
Em 2024, a Energisa realizou mais de 130 mil inspeções em todo o estado da Paraíba, identificando irregularidades que desviaram cerca de 39,8 GWh de energia – o suficiente para abastecer mais de 20 mil residências durante um ano. Ao todo, 100 pessoas foram presas no período por envolvimento com fraudes e ligações clandestinas.
Além das fiscalizações regulares, a participação da população é essencial no combate a fraudes. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais da Energisa: o telefone 0800 083 0196, o WhatsApp (83) 9 9135-5540 ou o aplicativo Energisa On.
Por Assessoria
Ação educativa PRF e órgãos parceiros realizam ação educativa com foco no uso do cinto de segurança em Cajazeiras
Moto apreendida Polícia Militar apreende motocicleta roubada durante operação contra perturbação do sossego em Aguiar
Laudo pericial Laudo confirma que bebê de dois meses morreu por broncoaspiração e afasta hipótese de violência em Monte Horebe
Tragédia Bebê de apenas dois meses morre no Sertão da Paraíba; Polícia Civil aguarda laudo pericial para esclarecer as causas
Auxílio PRF na Paraíba auxilia Pessoa com Deficiência vindo de São Paulo a reencontrar família
Estupro Idoso de 80 anos é preso no Sertão da Paraíba por estupro de vulnerável Mín. 21° Máx. 37°