
Na última semana, uma ação conjunta entre a Energisa e a Polícia Civil detectou fraudes no consumo de energia em 95 imóveis – entre residências e comércios – no município de Sousa, no Sertão da Paraíba. Estima-se que a energia recuperada alcance 120 MWh, volume suficiente para abastecer mais de 800 residências durante um mês.
O furto de energia, além de ser crime previsto em lei, traz prejuízos à sociedade, impactando a qualidade do fornecimento e gerando riscos de acidentes, como choques elétricos e curtos-circuitos. Danillo Lelis, gerente comercial e de combate a perdas da Energisa Paraíba, destacou o compromisso da empresa em garantir segurança e qualidade no serviço prestado à comunidade.
“Alterações na rede elétrica são extremamente perigosas, especialmente quando feitas por pessoas sem qualificação técnica, o que pode causar incêndios, colocar terceiros em risco e até mesmo causar choques fatais. Nos casos encontrados em Sousa, o perigo não era apenas para os fraudadores, mas também para a população local e frequentadores dos estabelecimentos”, explicou o gerente.
Em 2024, a Energisa realizou mais de 130 mil inspeções em todo o estado da Paraíba, identificando irregularidades que desviaram cerca de 39,8 GWh de energia – o suficiente para abastecer mais de 20 mil residências durante um ano. Ao todo, 100 pessoas foram presas no período por envolvimento com fraudes e ligações clandestinas.
Além das fiscalizações regulares, a participação da população é essencial no combate a fraudes. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais da Energisa: o telefone 0800 083 0196, o WhatsApp (83) 9 9135-5540 ou o aplicativo Energisa On.
Por Assessoria
Investigação Polícia Civil instaura inquérito para apurar agressão que deixou homem em estado gravíssimo em Itaporanga
Homem desaparecido Idoso desaparece após sair de casa com destino ao Centro de Patos nesta terça-feira (2), e família tenta localizá-lo
Estado grave Homem de 49 anos sofre traumatismo craniano após ser empurrado por jovem e bater a cabeça, em Itaporanga; hospital nega informação sobre morte
Operação em Patos Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas e prende 11 suspeitos em Patos e João Pessoa
Estupro Homem é preso suspeito de estuprar quatro sobrinhas, uma neta e uma enteada na PB
Nova Capistrum PF cumpre mandados no Rio de Janeiro e na Paraíba em operação que apura atuação de organizações criminosas e milícias nas eleições Mín. 23° Máx. 37°