
Uma candidata do concurso da PB Saúde procurou a redação do Patos Online nesta quarta-feira (29), para relatar possíveis erros na divulgação da lista de aprovados para o cargo de enfermeiro generalista. A reclamação principal é a falta de transparência na quantidade de classificados, que não condiz com os números inicialmente informados no edital.
A jovem, que preferiu não se identificar, moradora de Patos-PB, explica que se inscreveu para a 1ª macrorregião (João Pessoa), onde foram anunciadas 72 vagas (51 ampla concorrência, 7 para pessoas com deficiência e 14 para negros). Considerando a concorrência divulgada de 82,83 candidatos por vaga, o total de inscritos deveria girar em torno de 5.976 pessoas, sem contar os faltosos e reprovados.
No entanto, ao conferirem o resultado publicado, os candidatos se surpreenderam ao ver que mais de 8.000 nomes foram listados como aprovados, um número muito superior ao esperado.
A concorrente alega que a discrepância nos números pode indicar um erro na classificação, o que pode prejudicar diretamente aqueles que se dedicaram ao concurso. Ela relata que obteve 74 pontos, ficando na 640ª colocação, e agora teme que a falta de clareza no processo afete a nomeação dos candidatos dentro das vagas previstas.
"Precisamos que essa situação seja solucionada. Exigimos transparência e respeito com os candidatos, pois isso impacta diretamente nossos sonhos, esforços e investimentos financeiros feitos para essa prova", desabafa.
Em live realizada na manhã desta quinta-feira, 30 de janeiro, o superintendente da Fundação PB Saúde, Dr. Jhony Bezerra, esclareceu que o número de classicados seguiu as diretrizes que constavam no edital, onde estabelece que seriam classificados quatro vezes o número de vagas imediatas, incluindo os participantes que não zeraram nenhuma das disciplinas e obtiveram mais de 50% de acerto na prova. A exceção é para o cargo de advogado, em que foram classificados duas vezes o número de vagas imediatas.
Veja abaixo o pronunciamento oficial:
Concurso público Paraíba tem 301 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 13 mil
Luto! Morre, aos 68 anos, em Bonito de Santa Fé, o professor Cláudio Arruda, pai do padre Fabrício e do médico Pedro Augusto
Luto na música Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Susto Cantora Adma Andrade, da banda Limão com Mel, sofre acidente nos EUA e é internada com pancada no abdômen
Ciclomotores Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026 em todo o país
Campanha solidária Professora de reforço que teve casa atingida por incêndio em Malta cria campanha após perder materiais de aula; veja como ajudar
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco Mín. 21° Máx. 35°