O Botafogo-PB se dividiu oficialmente em clube associativo e Sociedade Anônima do Futebol. Nessa quinta-feira, o clube constituiu de maneira oficial a SAF do clube, após prazos burocráticos. O clube agora tem dois Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídicas (CNPJ). O passo é importante para o clube fazer a venda do seu departamento de futebol.
Apesar da SAF do Botafogo-PB já atuar de fato, com o anúncio de Alexandre Gallo como CEO do clube na última terça-feira, como pessoa indicada pelo investidores da empresa Belo Futebol Holding S.A, criada para assumir o controle de 90% do clube, o departamento de futebol do Alvinegro da Estrela Vermelha ainda não foi vendido.
O Botafogo-PB tem agora duas instituições. O tradicional Botafogo Futebol Clube, que tem como presidente Roberto Burity, e instâncias de poder definidas como Conselho Deliberativo e Assembleia Geral, e o Belo SAF, que tem também instâncias de poder, como Conselho de Administração e Conselho Fiscal. A partir de agora, as definições em relação à associação não vão mais influenciar no departamento de futebol do clube.
Em breve, no entanto, deve ter uma eleição extraordinária para o Conselho Deliberativo da associação, visto que é iminente as renúncias do presidente Fábio Rangel, que deve assumir uma função na Belo SAF nesse momento de venda para a Belo Futebol Holding S.A, e do vice Zezinho Botafogo, que deve se dedicar ao seu novo cargo de secretário de Juventude, Esporte e Recreação da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Já a Belo SAF, recém-criada, precisa constituir essa instâncias com dirigentes ainda ligados à associação por uma questão protocolar. Primeiro vão ser organizadas as instâncias, Conselho de Administração e Conselho Fiscal, para depois fazer a venda para Belo Futebol Holding S.A.
Após organizadas as instâncias, esse Conselho de Administração vai deliberar sobre a venda das ações. O acordado é que a Belo Futebol Holding S.A, dos sócios Lucas Franzato, Celso Colombo Neto e Marcelo Campos Pinto, adquira 90% das ações da Belo SAF, resguardando 10% com a associação (o Botafogo Futebol Clube), valor mínimo que o clube associativo deve ter de acordo com a legislação brasileira.
Com isso formalizado, a SAF do Botafogo-PB passa a ser comandada por direito pela Belo Futebol Holding S.A, sócia majoritária. Ela vai indicar a maioria dos nomes para o Conselho de Administração e para o Conselho Fiscal. O Botafogo-PB, sócio minoritário da SAF do clube, vai indicar um membro para o Conselho de Administração e um membro para o Conselho Fiscal.
Alexandre Cavalcanti é um dos favoritos para ser indicado para o clube para assumir um assento no Conselho de Administração. É o Conselho de Administração que delibera sobre as questões ligadas à SAF do Botafogo-PB e, por exemplo, escolhe quem vai ser o CEO. Já Fábio Rangel é um dos nomes da associação que podem integrar o Conselho Fiscal, instância que vai acompanhar a capacidade econômica dessa nova instituição.
Fonte: ge PB
Mín. 23° Máx. 35°