
Funcionários do Centro de Hemodiálise de Patos, que prestam serviço por meio da empresa Nephron, procuraram a redação do Patos Online nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, para denunciar que não estão recebendo o complemento do piso salarial desde junho de 2024. Segundo os profissionais, a denúncia é referente à Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), que não estaria fazendo o repasse dos valores, descumprindo uma lei federal.
Cerca de 30 técnicos de enfermagem e enfermeiros afirmam que, caso a situação não seja resolvida, poderão reduzir o tempo das sessões de diálise dos pacientes, em forma de protesto.
"Não estamos recebendo o nosso piso salarial em dias. O governo não faz o repasse do nosso complemento, a empresa alega que envia toda a documentação, porém, a SES não faz o repasse dos valores. Cerca de 30 profissionais não recebem o piso salarial, que é uma lei federal. Estamos desde junho/2024 sem receber o complemento. Os técnicos e enfermeiros pedem uma posição da secretaria de saúde e caso contrário iremos reduzir o tempo de diálise dos pacientes", disse uma funcionária, que preferiu não se identificar.
Diante da situação, nossa equipe buscou a administradora da Nephron em Patos, Laislane Alves, que reconheceu a situação e afirmou que a responsabilidade pelo repasse dos valores é da SES. A empresa alega que tem cumprido com suas obrigações e que os processos administrativos estão em andamento.
“Há fundamento na denúncia, estão no seu direito. De fato, o piso salarial é de responsabilidade do Estado/SES, não da Nephron, nós da Nephron Paraíba estamos fazendo a nossa parte, conforme a SES vem nos solicitando, mas cabe a mesma fazer o repasse, tendo em vista que os colaboradores não estão deixando de receber, mesmo com atraso. Os processos estão tramitando, houve um recesso onde só voltaram agora em fevereiro suas atividades, mas em nenhum momento a Nephron deixou de fazer a sua parte", informou a representante da empresa.
Posteriormente procurada, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), através do Coordenador de Comunicação, Ricardo Puppe, enviou uma nota ao Patos Online, negando atraso nos repasses à empresa Nephron e afirmando que os pagamentos estão em dia.
NOTA
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que todos os pagamentos à empresa Nephron estão rigorosamente em dia, seguindo os trâmites administrativos, incluindo os repasses referentes ao Piso da Enfermagem, que foram solicitados e devidamente comprovados. A SES reforça que os servidores que tiverem qualquer questionamento devem procurar diretamente a empresa. Além disso, a Secretaria irá apurar os fatos denunciados para garantir a transparência e o cumprimento das obrigações contratuais.
João Pessoa, 10 de fevereiro de 2025.
A situação segue sem solução definitiva, e os profissionais aguardam uma posição concreta para evitar impactos no atendimento aos pacientes.
Cirurgias eletivas Opera Paraíba realiza ciclo de cirurgias de otorrino com foco na humanização infantil
Hospital Regional Hospital Regional de Patos realiza 20 cirurgias e atende 247 pessoas durante plantão do fim de semana
Doação de Órgãos Paraíba registra segunda doação de órgãos do ano
Contraceptivo Paraíba vai ofertar contraceptivo subdérmico e capacita médicos e enfermeiros da Atenção Básica
Gripe Sazonal Gripe sazonal exige atenção redobrada com hidratação e imunidade, alerta diretor técnico do Hospital Regional de Patos
Hospital Regional Plantão de fim de ano do Hospital Regional de Patos realiza 418 atendimentos e 23 cirurgias
Tomografo Hospital São Francisco anuncia fase de implantação de tomógrafo de última geração em Patos
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra 467 atendimentos e 37 cirurgias durante o período natalino
Raiva Prefeitura de Campina Grande confirma diagnóstico de raiva humana em homem internado em estado grave Mín. 22° Máx. 34°