
Em vídeo distribuído à imprensa na manhã desta quinta-feira, 13 de fevereiro, o delegado Lucas Rothardand, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Patos, falou sobre a "Operação BR-230", desencadeada nessa quarta-feira (12) com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no roubo e furto de cargas. O grupo tinha sua base em Abreu e Lima (PE) e atuava nos estados da Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Norte.
De acordo com o delegado, as investigações tiveram início no final do ano passado, entre novembro e dezembro, após o abandono de uma carreta na cidade de Patos. Na ocasião, foi registrado um boletim de ocorrência relatando um falso crime. A equipe da DRF passou a investigar o caso e identificou criminosos, bem como os veículos utilizados nas ações ilícitas.
O grupo criminoso era formado por motoristas de caminhão que desviavam cargas e simulavam falsos crimes de roubo para encobrir suas atividades. A ação controlada, que contou com mais de um mês de acompanhamento investigativo, resultou na recuperação de três cargas furtadas no estado de Sergipe, avaliadas em aproximadamente R$ 420 mil. Além disso, o receptador das mercadorias foi identificado e preso em flagrante no estado de Sergipe. Ele é proprietário de redes de supermercados atacadistas, responsáveis pela comercialização dos produtos furtados.

"Identificamos os autores e os participantes dessa organização criminosa. Constatamos que eles atuam nessa modalidade de crime em vários estados do Nordeste, principalmente no Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Sergipe e Pernambuco. Com isso, realizamos diligências e, durante as investigações, conseguimos identificar os veículos utilizados pelo grupo, incluindo carros de menor porte e duas carretas. Na manhã de ontem (12), cumprimos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Abreu e Lima (PE), Patos (PB) e Aracaju (SE), onde conseguimos recuperar cerca de R$ 400 mil em carga de alimentos. Dessa forma, concluímos a primeira fase da operação e seguimos com as investigações para identificar novos integrantes da organização, incluindo o possível mandante e outros receptadores", afirmou o delegado Lucas Rothardand.
Veja mais detalhes abaixo:
Por Felipe Vilar - Patos Online
Apreensão PM apreende espingarda, munições e drogas após ação rápida em Passagem
Operação Alavantu Polícia Civil cumpre mandados, prende suspeitos e desarticula grupo responsável por tentativa de roubo a carro-forte em Campina Grande; um dos investigados morreu em confronto
Doação de Sangue PRF na Paraíba participa de mutirão para doação de sangue em Teixeira
Abuso sexual PF deflagra 12ª fase da Operação Kori em Campina Grande para combater armazenamento de material de abuso sexual infantil
Absolvido Tribunal do Júri absolve homem acusado de tentar matar o cunhado em Itaporanga após a vítima perdoar o réu
Pediu perdão Mulher sobrevive após levar mais de dez tiros dentro de casa na Paraíba e faz forte desabafo: “Conselho me deram”
Feminicídio Professora é assassinada na Paraíba; ex-marido, apontado como autor, é encontrado morto em Pernambuco
Crime brutal Homem mata cachorro do vizinho a pauladas após flagrar animal cruzando com sua cadela, em Princesa Isabel
Tráfico de drogas Polícia Civil prende jovem usando tornozeleira eletrônica por tráfico de drogas em Pombal Mín. 22° Máx. 37°