A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Executiva de Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio da Maternidade Peregrino Filho, está com a campanha Fevereiro Rosa. A iniciativa visa conscientizar os jovens sobre os riscos e as consequências da gravidez na adolescência, tema de grande relevância diante dos dados alarmantes do Ministério da Saúde, que apontam que mais de mil adolescentes dão à luz diariamente no país.
Ulisses Neto, secretário executivo de Cultura, enfatiza que “a conscientização é o primeiro passo para reduzir a gravidez precoce em Patos”. A ação, que se estende a escolas, praças e demais espaços públicos, busca promover o diálogo e o acesso à informação, incentivando os adolescentes a conhecerem seus direitos e os métodos preventivos disponíveis.
A diretora da Maternidade Peregrino Filho, Séfora Cândida, alerta que “o organismo da adolescente ainda não está totalmente preparado para a gestação, o que pode acarretar sérias consequências para a saúde”. Já Marília Gabriela, coordenadora do Núcleo da Saúde da Mulher, destaca que a iniciativa também combate a evasão escolar, associada à gravidez precoce, ao disponibilizar informações sobre prevenção e métodos contraceptivos.
Com o lema “Seu Futuro, Sua Escolha”, a campanha reforça a importância do diálogo e da educação para que os jovens possam tomar decisões conscientes e construir um futuro mais seguro e saudável.
Por Secom - Prefeitura de Patos
Mín. 22° Máx. 35°