
Uma operação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e da UNINTELPOL, desarticulou uma organização criminosa especializada em fraudar o sistema de multas de trânsito. O esquema envolvia servidores e ex-servidores do DETRAN, além de despachantes, que manipulavam o sistema para cancelar infrações de maneira irregular.
Ao todo, oito pessoas foram presas, sendo sete por mandado de prisão e um em flagrante por porte ilegal de arma e munições.
A investigação revelou um esquema altamente organizado, dividido em quatro núcleos distintos, cada um com funções específicas para garantir o sucesso da fraude e evitar detecção pelas autoridades. De acordo com o delegado Elton Vinagre, um policial militar é apontado como o 'chefe' do esquema.
A Polícia Civil informou que em apenas 20 dias, o esquema criminoso resultou em um prejuízo de R$ 2 milhões.
O policial apontado como o chefe do esquema está na ativa dentro da corporação da PMPB e já havia trabalhado no Detran-PB em anos anteriores. "É um policial militar da ativa. Ele foi cedido ao Detran durante muito tempo, ele trabalhou no Detran durante alguns anos", disse o delegado Elton Vinagre.
Segundo a Corregedoria Auxiliar da Polícia Militar, o policial ficará recolhido no 1º Batalhão, em João Pessoa, à disposição da Justiça.
A operação representa um grande avanço no combate à corrupção no setor público e reforça o compromisso das autoridades com a transparência e a segurança viária. Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema público. As investigações continuam para identificar possíveis novos envolvidos no esquema.
Por Patos Online
Com informações da DRACO
Crime bárbaro IML confirma que menino de 11 anos encontrado morto em João Pessoa foi asfixiado; pai está preso em Santa Catarina
Acidente fatal Colisão entre motos deixa um morto e um ferido em acidente na PB-306, em Tavares
Crime bárbaro Criança autista de 11 anos é encontrada morta em João Pessoa; pai é preso em Florianópolis suspeito do crime
Violência Homem morre e outro fica ferido após ataque a facadas em Matureia; suspeito é preso pela Polícia Militar
Tragédia Empresário morre após sofrer grave acidente de trabalho dentro de sua loja em Pombal
Crime organizado Comando Vermelho negocia drones com visão térmica para caçar policiais no Rio
Investigação Vereador morto em Jacaraú denunciou desvio de recurso público e má conservação da frota de transporte da cidade, diz polícia
Abuso sexual Suspeito de abuso sexual contra criança de 8 anos é conduzido à delegacia, em Patos
Prisão preventiva Justiça converte em preventiva prisão de homem que matou trabalhador a tiros em Malta Mín. 22° Máx. 36°