
Na manhã desta sexta-feira (14), a Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, em Cajazeiras, Alto Sertão da Paraíba, foi palco de um acontecimento raro e emocionante: o nascimento de trigêmeos, duas meninas e um menino. A mãe, Bruna Ribeiro Ramalho, de 30 anos, moradora do Loteamento Cristal I, compartilhou a alegria e a surpresa dessa experiência única em sua segunda gestação.
A coordenadora do Setor de Pediatria do Hospital Regional de Cajazeiras, Dra. Emmanuelle Lira, destacou que a preparação para o parto foi minuciosa, dada a necessidade de cuidados especiais para bebês prematuros. "Houve uma transferência de um bebê que estava na UCIN para o Hospital Regional de Sousa, liberando as incubadoras para que essa mãe tivesse seus três bebês com segurança", afirmou.
O parto ocorreu com sucesso e impressionou a equipe médica. O primeiro gemelar, um menino, nasceu às 10h23min em posição cefálica. O segundo, uma menina, nasceu às 10h25min em posição pélvica. O terceiro, também uma menina, nasceu às 10h27min, também em posição pélvica, e de maneira empelicada — ainda dentro da bolsa amniótica, um fenômeno extremamente raro. Além disso, a gestação natural de trigêmeos já é um evento incomum, tornando este momento duplamente especial.

Bruna compartilhou suas emoções diante do nascimento: "Eu fiquei bem surpresa! Já tenho um menino de 10 anos e essa notícia foi inesperada. No início foi assustador, mas depois foi só alegria. É uma experiência única, porque são três. Os sentimentos e sintomas são triplicados."

O médico residente em ginecologia obstetrícia pelo HUJB (Hospital Universitário Júlio Bandeira), Raimundo Neto, que acompanhou a gestação de alto risco, ressaltou a importância da parceria entre o HUJB e o HRC no acompanhamento de Bruna: "Acompanhamos todo o processo desde o início e foi gratificante ver o resultado positivo no HRC, referência no Alto Sertão paraibano."
A maternidade se preparou com um reforço especial de equipe e materiais, contando com dois obstetras, dois pediatras, dois residentes em pediatria, além de enfermeiras, berçaristas e fisioterapeutas. O tamanho dos bebês surpreendeu a todos, pois nasceram maiores do que o esperado na última ultrassonografia, e não houve necessidade de intubação.

Atualmente, os três bebês estão estáveis na UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais), recebendo os cuidados da equipe plantonista, e Bruna também se encontra em recuperação normal no alojamento conjunto. O parto dos trigêmeos se tornou um marco para a unidade hospitalar, que celebrou não apenas o sucesso médico, mas também a história de esperança e vida que emocionou toda a equipe.
Por Patos Online
Afogamento Adolescente morre afogado em açude no município de Cajazeiras na manhã deste domingo (16)
Protesto Ribeirinhos bloqueiam PB-400 em protesto contra baixa no nível do Açude Engenheiro Avidos, no Sertão da Paraíba
Luto! Estudante de Medicina paraibana Helen Dantas Silvestre, de 23 anos, morre vítima de câncer em Fortaleza
Desabamento Parte do teto do Mercado Central de Cajazeiras desaba e prefeita anuncia reforma de R$ 3 milhões
Rescue 14 PF deflagra Operação contra suspeito de armazenar pornografia infantil em Cajazeiras
Acidente fatal Homem morre após colidir motocicleta com cavalo na PB-400, em Cajazeiras
Prostituição Polícia Civil interdita estabelecimento em Cajazeiras acusado de explorar economicamente mulheres em situação de prostituição
Operação Ergástulo STJ nega habeas corpus a ex-diretor de presídio de Cajazeiras preso na Operação Ergástulo
Investigação Polícia Civil prende estudante de Veterinária suspeito de integrar quadrilha especializada em roubo de gado em Cajazeiras Mín. 24° Máx. 37°