
Na manhã desta sexta-feira (14), a Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, em Cajazeiras, Alto Sertão da Paraíba, foi palco de um acontecimento raro e emocionante: o nascimento de trigêmeos, duas meninas e um menino. A mãe, Bruna Ribeiro Ramalho, de 30 anos, moradora do Loteamento Cristal I, compartilhou a alegria e a surpresa dessa experiência única em sua segunda gestação.
A coordenadora do Setor de Pediatria do Hospital Regional de Cajazeiras, Dra. Emmanuelle Lira, destacou que a preparação para o parto foi minuciosa, dada a necessidade de cuidados especiais para bebês prematuros. "Houve uma transferência de um bebê que estava na UCIN para o Hospital Regional de Sousa, liberando as incubadoras para que essa mãe tivesse seus três bebês com segurança", afirmou.
O parto ocorreu com sucesso e impressionou a equipe médica. O primeiro gemelar, um menino, nasceu às 10h23min em posição cefálica. O segundo, uma menina, nasceu às 10h25min em posição pélvica. O terceiro, também uma menina, nasceu às 10h27min, também em posição pélvica, e de maneira empelicada — ainda dentro da bolsa amniótica, um fenômeno extremamente raro. Além disso, a gestação natural de trigêmeos já é um evento incomum, tornando este momento duplamente especial.

Bruna compartilhou suas emoções diante do nascimento: "Eu fiquei bem surpresa! Já tenho um menino de 10 anos e essa notícia foi inesperada. No início foi assustador, mas depois foi só alegria. É uma experiência única, porque são três. Os sentimentos e sintomas são triplicados."

O médico residente em ginecologia obstetrícia pelo HUJB (Hospital Universitário Júlio Bandeira), Raimundo Neto, que acompanhou a gestação de alto risco, ressaltou a importância da parceria entre o HUJB e o HRC no acompanhamento de Bruna: "Acompanhamos todo o processo desde o início e foi gratificante ver o resultado positivo no HRC, referência no Alto Sertão paraibano."
A maternidade se preparou com um reforço especial de equipe e materiais, contando com dois obstetras, dois pediatras, dois residentes em pediatria, além de enfermeiras, berçaristas e fisioterapeutas. O tamanho dos bebês surpreendeu a todos, pois nasceram maiores do que o esperado na última ultrassonografia, e não houve necessidade de intubação.

Atualmente, os três bebês estão estáveis na UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais), recebendo os cuidados da equipe plantonista, e Bruna também se encontra em recuperação normal no alojamento conjunto. O parto dos trigêmeos se tornou um marco para a unidade hospitalar, que celebrou não apenas o sucesso médico, mas também a história de esperança e vida que emocionou toda a equipe.
Por Patos Online
Chuvas Chuva de 138 mm causa alagamentos, quedas de muros e faz Açude Grande sangrar em Cajazeiras
Nepotismo MPPB recomenda exoneração de irmã da prefeita de Cajazeiras por suspeita de nepotismo
Emocionante Primeiro parto gemelar de 2026 é registrado na Maternidade de Cajazeiras e emociona equipe médica
Concurso público Prefeitura de Cajazeiras publica edital de concurso público com 75 vagas
Fiscalização PROCON e Vigilância Sanitária apreendem panettones com mofo em supermercados de Cajazeiras
Eleições 2026 Zé Aldemir anuncia apoio a João Azevêdo para o Senado nas eleições de 2026, mesmo após dizer que apoiaria Nabor e Veneziano
Protesto BR-230 é liberada em Cajazeiras após quase 12 horas de interdição por protesto
Protesto BR-230 é totalmente bloqueada por protesto de ribeirinhos em Cajazeiras na manhã desta quarta-feira (26); PRF informa rota alternativa
Afogamento Adolescente morre afogado em açude no município de Cajazeiras na manhã deste domingo (16) Mín. 22° Máx. 33°