
O Hospital Regional de Patos (HRP) deu mais um passo para se consolidar como centro de captação de córneas para transplante. No último sábado (15), a unidade esteve representada em um curso de enucleação promovido pela Central de Transplantes da Paraíba, realizado na Faculdade Unopar, em Campina Grande.
A capacitação contou com a presença da coordenadora da UTI e integrante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRP, Raelma Maria. O treinamento, dividido em teoria e prática, foi acompanhado por oftalmologistas e enfermeiros enucleadores da Central Estadual de Transplante da Paraíba.
De acordo com Raelma, a formação foi fundamental para ampliar o número de profissionais aptos à captação de córneas.
“Foi um momento de grande conhecimento, de formação de profissionais para ampliação de transplantes. Estou muito feliz de ter representado o Hospital de Patos e voltar com novos conhecimentos para nossa equipe, na certeza de que estamos nos preparando muito bem para tornar nossa unidade um centro de referência na captação de tecidos”, destacou.
A capacitação foi conduzida pela oftalmologista Sarah Menezes e pelo médico intensivista Thiago Catão. Desde maio de 2024, o Hospital Regional de Patos formou sua CIHDOTT e vem investindo no treinamento da equipe e na criação de protocolos para fortalecer o trabalho de doação de órgãos.
Segundo o diretor técnico do hospital e coordenador da CIHDOTT, Pedro Augusto, a unidade já é credenciada para identificar potenciais doadores.
“Desde 2024, somos uma unidade captadora de órgãos, apta a identificar pacientes com diagnóstico de morte encefálica e, por meio do consentimento da família, possibilitar a doação para aqueles que aguardam na fila de transplantes”, afirmou.
Novembro Azul Hospital do Bem integra ações do CHRDJC e realiza “Dia D” de conscientização do Novembro Azul em Patos
Hospital Regional Plantão do Complexo Hospitalar de Patos registra 278 atendimentos no fim de semana
Saúde Mental Solidão adoece: Isolamento aliado ao uso excessivo de telas aumenta o risco de depressão, alzheimer e infarto, alerta médico
Inauguração Prefeitura de Patos entrega UBS de Santa Gertrudes totalmente reconstruída, considerada a maior e mais moderna do Sertão
Transplante Mãe de adolescente que passou pelo primeiro transplante cardíaco pediátrico na PB já havia perdido um filho: ‘Entrei na UTI e vi vida’
Transplante Marco histórico: Paraíba realiza primeiro transplante cardíaco pediátrico em adolescente de 14 anos
Pediatria Sociedade Brasileira de Pediatria defende presença obrigatória da especialidade na Atenção Primária e convoca mobilização; pediatra patoense Dr. Umberto Júnior comenta
Doação de Órgãos Sopro da vida: família de jovem de Santa Terezinha autoriza doação de órgãos e beneficia seis pessoas; adolescente de 14 anos recebe transplante de coração
Novembro Azul Unidades do DGA I realizam Dia D do Novembro Azul com grande participação masculina em Patos Mín. 22° Máx. 37°