Sexta, 20 de Junho de 2025
Coolab Creative
Banner Dra Priscylla
Banner Psique
Banner Chacara Canaa
Banner Prime Veiculos
Banner Dr Romulo
Banner JC Motos
UNIFIP
Banner Dra Monnara
Banner Hmais Onco
Política Estiagem

Itaporanga e mais duas cidades da PB têm situação de emergência decretada devido à estiagem

Os municípios afetados são: Itaporanga, no Vale do Piancó; Vieirópolis, na região de Sousa; e São Vicente do Seridó, no Seridó paraibano.

19/03/2025 às 22h30 Atualizada em 20/03/2025 às 12h12
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nessa terça-feira (18), a situação de emergência devido à estiagem em três cidades da Paraíba, sendo duas delas localizadas no Sertão.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Os municípios afetados são: Itaporanga, no Vale do Piancó; Vieirópolis, na região de Sousa; e São Vicente do Seridó, no Seridó paraibano. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Com o reconhecimento federal, as prefeituras dessas cidades estão autorizadas a solicitar recursos do Governo Federal para a execução de ações de defesa civil, que incluem a compra de cestas básicas, fornecimento de água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório, entre outros auxílios.

Para solicitar o apoio, os municípios em situação de emergência devem utilizar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), no qual será necessário o envio de planos de trabalho com a descrição das metas e dos valores pretendidos. A equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisará as informações apresentadas e, caso aprovadas, o valor será liberado e publicado em nova portaria no DOU.

Continua após a publicidade
Coolab Creative

O MIDR também oferece capacitações a distância para agentes municipais e estaduais, com o objetivo de qualificá-los no uso do S2iD e em outras ações de proteção e defesa civil. As inscrições para esses cursos estão abertas e podem ser acessadas no site do Ministério.

Além das cidades paraibanas, outros 25 municípios em todo o Brasil também tiveram situação de emergência reconhecida pelo MIDR. 

Por Patos Online
Com informações do Diário do Sertão

Continua após a publicidade
Banner JC Motos
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itaporanga - PB
Sobre o município Notícias de Itaporanga - PB
Patos, PB Atualizado às 05h05 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 34°

Sáb 33°C 20°C
Dom 29°C 20°C
Seg 28°C 21°C
Ter 33°C 20°C
Qua 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras