
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve criar uma comissão especial para discutir o projeto de lei que quer anistiar os condenados pelos ataques de 8 de Janeiro. Essa é a expectativa de lideranças próximas a Motta.
A medida é uma alternativa ao pedido de urgência para a tramitação do texto que o líder do Partido Liberal, Sóstenes Cavalcante (RJ), prometeu apresentar nesta quinta-feira (20) em reunião de líderes, o pedido de urgência ao projeto.
“Estou assumindo aqui o compromisso com todos vocês de que nesta semana, quinta-feira [20], na reunião do colégio de líderes, nós vamos dar entrada com a minha assinatura e dos 92 deputados do PL e de vários outros partidos que eles vão ficar surpresos, para que nós possamos pedir a urgência do PL da Anistia para entrar na pauta na semana que vem”, afirmou Sóstenes durante ato em defesa da proposta, no Rio de Janeiro, no último domingo (16).
A criação de uma comissão faria com que Motta cumprisse uma promessa feita pelo ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que durante a costura pela sua sucessão, acordou com PT e PL sobre a criação dessa comissão especial para discutir a proposta. A instalação do colegiado, porém, depende da indicação de nomes pelos líderes partidários.
Antes desse movimento, no entanto, Sóstenes quer conversar com Hugo Motta sobre a tramitação do texto. Uma reunião está prevista para a noite desta quarta-feira (19).
O presidente da Câmara tem resistido em pautar projetos com urgência para dar maior protagonismo às comissões da Casa. À CNN, Hugo disse que decidirá sobre o destino do PL da Anistia em comum acordo com os líderes.
“A Câmara levará a proposta, caso ela chegue mesmo, para o Colégio de Líderes.”, disse.
O projeto da anistia enfrenta resistência na Câmara. O PL, porém, diz já ter mais de 250 votos em diversos partidos. Além dos votos do PL, o líder do partido de Bolsonaro diz contar com votos do Progressistas, União Brasil, PSD, Podemos, MDB e Solidariedade.
Nesta semana, Bolsonaro ainda aguarda uma resposta de apoio por parte do presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), que prometeu avaliar um posicionamento da bancada. O Republicanos é o partido do presidente da Câmara, Hugo Motta.
Fonte: CNN Brasil
Situação crítica Hospitais da rede complementar do SUS em Campina Grande ameaçam suspender atendimentos por atraso em repasses: ‘Estamos no fundo do poço’
Diálogo Por telefone, Lula fala com Trump sobre Conselho da Paz, Venezuela e confirma ida a Washington
Assistência social Salgadinho participa do 5º Fórum dos Gestores da Assistência Social da Paraíba
Cultura Nabor assina convênio com Ministério para construção do CEU da Cultura
Assumido Senador Efraim Filho participa da Caminhada pela Liberdade, em Brasília, e assume posição de pré-candidato pelo campo da direita na Paraíba
Eleições 2026 Tarcísio diz que não renunciará em abril e vai apoiar Flávio em SP
Manifestação Caminhada de Nikolas Ferreira chega ao Distrito Federal
Eleições 2026 Jarques Lúcio, ex-prefeito de São Bento, declara apoio a Nabor Wanderley e reforça pré-candidatura ao Senado
Eleições 2026 Apoio de Karla Pimentel consolida Olívia Motta como pré-candidata a deputada estadual no Conde em 2026 Mín. 23° Máx. 36°