
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve criar uma comissão especial para discutir o projeto de lei que quer anistiar os condenados pelos ataques de 8 de Janeiro. Essa é a expectativa de lideranças próximas a Motta.
A medida é uma alternativa ao pedido de urgência para a tramitação do texto que o líder do Partido Liberal, Sóstenes Cavalcante (RJ), prometeu apresentar nesta quinta-feira (20) em reunião de líderes, o pedido de urgência ao projeto.
“Estou assumindo aqui o compromisso com todos vocês de que nesta semana, quinta-feira [20], na reunião do colégio de líderes, nós vamos dar entrada com a minha assinatura e dos 92 deputados do PL e de vários outros partidos que eles vão ficar surpresos, para que nós possamos pedir a urgência do PL da Anistia para entrar na pauta na semana que vem”, afirmou Sóstenes durante ato em defesa da proposta, no Rio de Janeiro, no último domingo (16).
A criação de uma comissão faria com que Motta cumprisse uma promessa feita pelo ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que durante a costura pela sua sucessão, acordou com PT e PL sobre a criação dessa comissão especial para discutir a proposta. A instalação do colegiado, porém, depende da indicação de nomes pelos líderes partidários.
Antes desse movimento, no entanto, Sóstenes quer conversar com Hugo Motta sobre a tramitação do texto. Uma reunião está prevista para a noite desta quarta-feira (19).
O presidente da Câmara tem resistido em pautar projetos com urgência para dar maior protagonismo às comissões da Casa. À CNN, Hugo disse que decidirá sobre o destino do PL da Anistia em comum acordo com os líderes.
“A Câmara levará a proposta, caso ela chegue mesmo, para o Colégio de Líderes.”, disse.
O projeto da anistia enfrenta resistência na Câmara. O PL, porém, diz já ter mais de 250 votos em diversos partidos. Além dos votos do PL, o líder do partido de Bolsonaro diz contar com votos do Progressistas, União Brasil, PSD, Podemos, MDB e Solidariedade.
Nesta semana, Bolsonaro ainda aguarda uma resposta de apoio por parte do presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), que prometeu avaliar um posicionamento da bancada. O Republicanos é o partido do presidente da Câmara, Hugo Motta.
Fonte: CNN Brasil
Inauguração Vereador Junior Contigo destaca avanço com inauguração da USF Antônio Urquiza no Distrito de Santa Gertrudes
Pagamento em dias Câmara Municipal de Patos paga segunda parcela do 13º salário e reforça compromisso com valorização dos servidores
Eleições 2026 Nabor Wanderley lidera corrida para o Senado em Patos, com mais de 58%; mais de 56% admitem que podem mudar o voto, revela pesquisa DataDucks/PatosOnline
Na tribuna Décio Motos reforça pedido por telões no Terreiro do Forró para final da Libertadores em Patos: “Vai parar o país”
Salários pagos Prefeitura de Salgadinho realiza pagamento do mês de novembro para todos os servidores municipais
Eleições 2026 Luiz Couto declara apoio à candidatura de João Azevêdo ao Senado após reunião em João Pessoa
Pedido negado! Na Paraíba: Hugo Motta entra na Justiça para retirada de outdoors contra a PEC da Blindagem e tem pedido negado
Estiagem Passagem e São José do Bonfim entram em lista de cidades em situação de emergência por estiagem na Paraíba
Consumo “Se o pobre consome mais, o rico vai ficar mais rico”, afima Lula ao sancionar isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil Mín. 23° Máx. 36°