
A gerente de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Patos-PB, Juliana, concedeu entrevista à equipe de jornalismo da Rádio Espinharas FM nesta quarta-feira (19). Durante a conversa, ela esclareceu que os proprietários de terrenos que não realizarem a limpeza adequada de suas propriedades serão notificados e, caso não cumpram a determinação dentro do prazo estipulado, também poderão ser multados pelo município.
Segundo Juliana, a fiscalização tem base na Lei Municipal 5.513, que detalha como os órgãos competentes devem atuar diante dessa situação. O processo se inicia a partir de uma denúncia, e, ao chegar ao local, os fiscais verificam se realmente há sujeira e abandono do terreno. Caso seja constatada a irregularidade, o proprietário recebe uma notificação e tem um prazo para efetuar a limpeza.
"A fiscalização ocorre após a informação de uma denúncia. Chegamos ao local e constatamos se de fato existem sujeiras. Caso sim, entendemos que o terreno não está cumprindo sua função social, conforme previsto na Constituição, que determina que todo e qualquer imóvel deve atender essa finalidade", explicou Juliana.
Gerente de fiscalização Juliana - Crédito: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas FM
Caso a limpeza não seja realizada dentro do prazo estipulado pela notificação, será aplicada uma multa em decorrência da infração ambiental. O objetivo da medida é garantir que os terrenos estejam devidamente cuidados, evitando problemas como acúmulo de lixo, proliferação de vetores de doenças e riscos para a população.
EDUCAÇÃO Prefeitura de Patos realiza 3ª edição do Prêmio Escola Competente e celebra avanços da educação municipal
FUNCIONALISMO Prefeitura de Patos paga salários no dia 28 e transfere ponto facultativo do Dia do Servidor para 30 de outubro
AGENDA EM PATOS Lucas Ribeiro inaugura ginásio no Mutirão e acompanha avanços nas obras da saúde em Patos
ORIENTAÇÃO Procon Municipal e Creci-PB se reúnem para campanha educativa voltada a corretores de imóveis
INFRAESTRUTURA Prefeitura de Patos avança com programa de pavimentação em paralelepípedo em bairros da cidade
RECLAMAÇÃO Moradores denunciam terreno tomado pelo mato e aparecimento de animais no bairro Dona Milindra, em Patos
TRÂNSITO Motorista relata dúvidas sobre mudanças no trânsito e cobra reforço na sinalização em trecho da Rua Duque de Caxias, em Patos
AGENDA GOVERNAMENTAL Lucas Ribeiro visita obras do Hospital de Trauma e entrega ginásio esportivo em Patos nesta quarta-feira (21)
SAÚDE VISUAL Prefeitura de Patos realiza nova entrega de óculos pelo Projeto Novos Olhares, que já ultrapassa 2 mil unidades distribuídas
Mín. 23° Máx. 36°