
De 13 a 28 de março, a Prefeitura de Patos, por meio do Centro de Castração e Recuperação Animal, vem realizando mutirões de castração para felinos e caninos. O projeto, que visa aprimorar o fluxo dos procedimentos, já aproxima a cidade de atingir a marca de 4 mil animais castrados e prepara o terreno para a inauguração de uma nova sala de cirurgia e um pós-operatório modernizado.
O diferencial do programa está na humanização do atendimento. Os cuidadores, que diariamente dedicam seu tempo e carinho aos animais de rua, agora têm à disposição um sistema de agendamento digital, que simplifica a marcação dos procedimentos sem a necessidade de contato telefônico. Conforme explicou Gabriele Mendes, secretária executiva da Proteção e Bem-estar Animal:
“É muito gratificante, na verdade, receber esse feedback positivo dos cuidadores que nos procuram aqui diariamente. […] Com essa semana nós vamos fechar os 4 mil animais castrados. Esses mutirões que a gente está fazendo nas quintas e na sexta é justamente para a gente trabalhar como será o fluxo aqui, após o aumento dos procedimentos.”
O impacto desse atendimento humanizado também é sentido pelas pessoas que se dedicam ao cuidado dos animais. Maria de Fátima de Araújo, cuidadora de animais de rua, compartilhou sua emoção ao levar três gatas e dois gatos machos para o procedimento:
“Eu vim para trazer três gatas e dois gatos machos para castrar, porque eles são de rua e eu tenho muita pena. Eles vivem na rua passando fome, aí ficam engravidando… Eu sou muito grata por eles aqui dar uma chance para fazer isso aqui.”
A experiência positiva no serviço público também inspira outros voluntários. Sladjana Pereira, cuidadora voluntária, ressalta a qualidade do atendimento prestado:
“O atendimento aqui é ótimo, às vezes até melhor do que o particular. Para ser um serviço público, eles dão muita atenção aos animais. Porque, às vezes, a gente não tem condição, né? Graças a Deus tem aqui para a gente recorrer.”
Esses relatos reforçam o compromisso da gestão de Patos com a proteção e o bem-estar animal, aliando eficiência e sensibilidade. Com a ampliação das estruturas e a experiência acumulada nos mutirões, a expectativa é de que o novo espaço contribua ainda mais para a qualidade do atendimento e para o controle efetivo da população de animais de rua na cidade.
Secom – Prefeitura de Patos
Pedido de ajuda Campanha solidária busca ajuda para jovem de 32 anos vítima de AVC em Patos
Inauguração CCAA Patos é reinaugurado sob nova direção e promete inovação no ensino de idiomas
Natal em Patos Espetáculo natalino da ONG Operação Resgate promete emocionar o público na Praça Edvaldo Mota nesta quarta-feira (10)
Hospital de Patos Emergência e Urgência do Hospital de Patos atendem 278 pessoas no plantão do fim de semana
Reclamação Contratados da Prefeitura de Patos reclamam de descontos e insegurança salarias; secretário de Administração explica descontos
Esclarecimento Cagepa esclarece vazamento em estação elevatória no bairro Bivar Olinto, em Patos, e suspeita de ação externa na tubulação
Vazamento Moradores denunciam vazamento de água em estação da Cagepa no bairro Bivar Olinto, em Patos; empresa suspeita de vandalismo
Crise Açudes que abastecem Patos estão em situação crítica, e seca já alcança todo o Sertão do Estado
Nova realidade Saiba como fica o quociente eleitoral de Patos com a anulação dos votos do MDB Mín. 22° Máx. 37°