Segunda, 31 de Março de 2025
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner JC Motos
Banner Clima Sublime
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Meu Bom Atacado
Mundo Segurança eleitoral

Governo Trump muda regras eleitorais e cita Brasil como exemplo por exigir identificação biométrica

No relatório, divulgado nesta terça-feira (25/3), o Brasil foi citado como exemplo por exigir identificação biométrica dos eleitores

26/03/2025 às 09h50 Atualizada em 26/03/2025 às 13h41
Por: Felipe Vilar Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Créditos: The White House
Créditos: The White House

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez elogios ao sistema eleitoral brasileiro, no site da Casa branca. Foi destacado que o país adota medidas de segurança mais rígidas do que as adotadas pelos EUA. No relatório, divulgado nesta terça-feira (25/3), o Brasil foi citado como exemplo juntamente com a Índia por exigir identificação biométrica dos eleitores.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Enquanto os brasileiros precisam ter o título de eleitor regularizado e, em muitos casos, cadastrar a biometria para prosseguir com a votação, em vários estados americanos é necessário que a pessoa somente se declare ser cidadã para votar.

“Índia e Brasil estão vinculando a identificação do eleitor a um banco de dados biométrico, enquanto os Estados Unidos dependem amplamente da autodeclaração de cidadania”, apontou o documento.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Para a gestão do republicano, esse método impede problemas como os enfrentados nos Estados Unidos, onde cada estado tem regras próprias de apuração. “Isso reduz substancialmente o número de disputas em comparação com a colcha de retalhos americana de métodos de votação”, afirmou o texto.

Continua após a publicidade
Banner Dr Fernando Juca

Além disso, o documento também criticou a votação pelo correio nos EUA, apontando que países como Dinamarca e Suécia só permitem esse tipo de voto em casos específicos e não aceitam cédulas que chegam depois do dia da eleição.

“Muitas eleições americanas agora apresentam votação em massa pelo correio, com muitas autoridades aceitando cédulas sem carimbo postal ou aquelas recebidas bem depois do dia da eleição”, diz o relatório.

Entenda o sistema eleitoral americano

Durante as eleições americanas, os eleitores são orientados a apresentar uma identificação para confirmar seu nome no cadastro eleitoral. Após essa verificação, o eleitor recebe uma cédula para registrar sua escolha.

Existem duas opções para os americanos confirmarem o voto, sendo elas:

  • Pegar uma fila, preencher manualmente a cédula e depositá-la em uma urna.
  • Utilizar um equipamento que insere os dados na cédula automaticamente. O aparelho apenas preenche a cédula e o último passo do eleitor é colocar o papel na urna.

No país norte-americano, os candidatos não são eleitos pela quantidade de votos que recebem, mas, sim, pelo número de delegados que vencem, e os votos não são feitos para cada um dos candidatos e, sim, para os representantes dos partidos, os chamados delegados.

 

Fonte: Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 02h07 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 36°

Ter 36°C 23°C
Qua 37°C 20°C
Qui 35°C 23°C
Sex 35°C 23°C
Sáb 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras