
A juíza Virgínia Gaudêncio, da 4ª Vara Criminal de João Pessoa, rejeitou, nesta segunda-feira (31), o pedido de prisão domiciliar feito pela defesa do médico Fernando Cunha Lima, pediatra acusado de abusar de crianças durante consultas médicas. O réu está preso desde o início de março no município de Abreu e Lima, em Pernambuco.
A defesa alegou que Cunha Lima possui problemas pneumológicos e outras doenças graves, solicitando que ele respondesse ao processo em casa. No entanto, a magistrada contestou essa argumentação, destacando que as condições de saúde apresentadas não impediram o médico de manter uma rotina ativa antes da prisão:
“A dura realidade é que, à medida que o ser humano envelhece, surgem doenças, sendo essencial aprender a conviver com elas. Seus problemas pneumológicos não o impediram de apreciar um bom sorvete ou uma cerveja gelada, assim como seus problemas na coluna não o privaram do convívio familiar e de momentos de lazer. Como bem destacou a ilustre representante do Ministério Público, no período em que o réu esteve foragido, o réu manteve uma rotina incompatível com o quadro de saúde alegado pela defesa”, assinalou Virgínia.
Além disso, a juíza ressaltou que, mesmo com mais de 80 anos, o réu manteve independência e continuava exercendo sua profissão, o que não condiz com a alegação de fragilidade:
"Nem todos os octogenários se enquadram no perfil de pessoa delicada, que requer maior cuidado. Muitos seguem viajando, trabalhando e desfrutando do lazer. Cito, por exemplo, o acusado neste processo, que até recentemente ainda exercia sua profissão de médico — função de alta responsabilidade, incompatível com alguém incapaz de gerir a própria vida."
A magistrada concluiu que a mera existência de comorbidades não é motivo suficiente para conceder o benefício da prisão domiciliar, especialmente quando há indícios de que o réu levava uma vida normal antes de ser detido.
Com a decisão, Fernando Cunha Lima seguirá preso enquanto aguarda o desenrolar do processo judicial.
A Gerência Executiva do Sistema Penitenciário da Paraíba (Gesipe-PB) já solicitou a mudança ao estado vizinho.
O médico responde por dois processos: um com quatro vítimas e outro com duas. Segundo o Ministério Público, uma das crianças teria sido abusada duas vezes. Além disso, denúncias antigas, como a de uma sobrinha que alega abuso em 1991, também estão sendo revisadas.
Por Patos Online
Identificação Corpos encontrados em área de mata em João Pessoa são de trabalhadores da Bahia desaparecidos
Posse NOVOS SERVIDORES: Cerca de 350 novos policiais civis começam a tomar posse como servidores estaduais
Estupro Na Paraíba: Polícia Civil prende dois homens acusados de estupro de vulnerável contra irmães menores de idade
Chacina Quatro corpos são encontrados em área de mata no bairro Brisamar, em João Pessoa
Novo comando Do Sertão: coronéis Ronildo Souza e Douglas Araújo são oficializados como novos comandante-geral e subcomandante da Polícia Militar da Paraíba
Eoneração Comandante-geral da Polícia Militar e comandante do 21º BPM pedem exoneração dos cargos na Paraíba
Incêndio em veículo Carro é destruído por incêndio durante a madrugada em São José do Bonfim
Mudanças Após cerca de 13 anos, delegado Cristiano Jacques deixa superintendência de Polícia Civil em Patos e Gilson Duarte assume comando
Mudanças Delegado Rodrigo Monteiro deixa comando da 15ª Seccional de Patos após mais de dois anos com resultados expressivos; Ilamilto Simplicio assume a delegacia Mín. 22° Máx. 33°