Quarta, 18 de Junho de 2025
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Dra Monnara
Banner Chacara Canaa
Banner Psique
Banner Prime Veiculos
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner JC Motos
Coolab Creative
Policial Prisão mantida

Juíza contesta tese da defesa e nega prisão domiciliar a Fernando Cunha Lima: “Seus problemas nunca impediram de apreciar uma boa cerveja gelada”

O réu está preso desde o início de março no município de Abreu e Lima, em Pernambuco.

31/03/2025 às 19h30 Atualizada em 31/03/2025 às 23h50
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

A juíza Virgínia Gaudêncio, da 4ª Vara Criminal de João Pessoa, rejeitou, nesta segunda-feira (31), o pedido de prisão domiciliar feito pela defesa do médico Fernando Cunha Lima, pediatra acusado de abusar de crianças durante consultas médicas. O réu está preso desde o início de março no município de Abreu e Lima, em Pernambuco.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A defesa alegou que Cunha Lima possui problemas pneumológicos e outras doenças graves, solicitando que ele respondesse ao processo em casa. No entanto, a magistrada contestou essa argumentação, destacando que as condições de saúde apresentadas não impediram o médico de manter uma rotina ativa antes da prisão:

“A dura realidade é que, à medida que o ser humano envelhece, surgem doenças, sendo essencial aprender a conviver com elas. Seus problemas pneumológicos não o impediram de apreciar um bom sorvete ou uma cerveja gelada, assim como seus problemas na coluna não o privaram do convívio familiar e de momentos de lazer. Como bem destacou a ilustre representante do Ministério Público, no período em que o réu esteve foragido, o réu manteve uma rotina incompatível com o quadro de saúde alegado pela defesa”, assinalou Virgínia.

Além disso, a juíza ressaltou que, mesmo com mais de 80 anos, o réu manteve independência e continuava exercendo sua profissão, o que não condiz com a alegação de fragilidade:

Continua após a publicidade
Coolab Creative

"Nem todos os octogenários se enquadram no perfil de pessoa delicada, que requer maior cuidado. Muitos seguem viajando, trabalhando e desfrutando do lazer. Cito, por exemplo, o acusado neste processo, que até recentemente ainda exercia sua profissão de médico — função de alta responsabilidade, incompatível com alguém incapaz de gerir a própria vida."

A magistrada concluiu que a mera existência de comorbidades não é motivo suficiente para conceder o benefício da prisão domiciliar, especialmente quando há indícios de que o réu levava uma vida normal antes de ser detido.

Com a decisão, Fernando Cunha Lima seguirá preso enquanto aguarda o desenrolar do processo judicial.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

A Gerência Executiva do Sistema Penitenciário da Paraíba (Gesipe-PB) já solicitou a mudança ao estado vizinho.

O médico responde por dois processos: um com quatro vítimas e outro com duas. Segundo o Ministério Público, uma das crianças teria sido abusada duas vezes. Além disso, denúncias antigas, como a de uma sobrinha que alega abuso em 1991, também estão sendo revisadas.

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 08h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 34°

Qui 32°C 19°C
Sex 32°C 20°C
Sáb 33°C 22°C
Dom 33°C 21°C
Seg 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras