
O Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) confirmou a segunda morte de um recém-nascido em menos de 20 dias em Campina Grande. A criança não resistiu e faleceu logo após o seu nascimento, neste fim de semana. A família denuncia o Instituto por negligência médica.
Segundo a nota da Secretaria de Saúde de Campina Grande, “o recém-nascido foi a óbito em uma unidade hospitalar privada contratualizada, após o parto no Isea”. Ainda afirmam que, “a cirurgia cesárea foi realizada e o recém-nascido passou por reanimação cardiopulmonar. O bebê ficou internado na UTI Neonatal e às 14h30 foi transferido em estado regular para o Hospital da Clipsi. Na unidade hospitalar, a criança foi a óbito. A mãe recebeu alta médica do ISEA no dia 28 de março.”
A mãe do bebê, afirma que seu filho foi transferido para outra unidade sob a justificativa de que havia ingerido líquido amniótico, mas a família não teria sido informada imediatamente sobre seu estado de saúde e abriu um boletim de ocorrência que foi registrado junto à Polícia Civil.
Essa é a segunda morte de um recém-nascido na instituição sob denúncia de negligência médica. No primeiro caso, a mãe da criança teria recebido uma superdosagem de um medicamento para induzir o parto, o que resultou na morte do bebê durante o procedimento. A mulher ainda perdeu o útero e faleceu em seguida.
Confira a nota completa da Secretaria de Saúde de Campina Grande:
“A Secretaria de Saúde de Campina Grande esclarece que a Comissão Interna de Investigação do Óbito do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) já iniciou, de ofício e como de costume, a investigação da morte de um recém-nascido registrada neste fim de semana. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece ainda que o recém-nascido foi a óbito em uma unidade hospitalar privada contratualizada, após o parto no ISEA.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que todo o prontuário de atendimento foi rigorosamente avaliado. A equipe de obstetrícia identificou fatores de risco associados à gestação e hábitos incompatíveis com a gravidez. Também foi registrada a ausência de exames e consultas de pré-natal.
A gestante foi admitida na maternidade às 02h01 do dia 26 de março com relato de contrações. A paciente foi monitorada constantemente durante toda a madrugada e pela manhã, apresentando contrações normais e ausculta fetal regular. Às 10h, o registro da evolução aponta indicadores normais, e às 10h30 o monitoramento identificou bradicardia na ausculta fetal. A cirurgia cesárea foi realizada e o recém-nascido passou por reanimação cardiopulmonar. O bebê ficou internado na UTI Neonatal e às 14h30 foi transferido em estado regular para o Hospital da Clipsi. Na unidade hospitalar, a criança foi a óbito. A mãe recebeu alta médica do ISEA no dia 28 de março.
O ISEA realiza mais de 6 mil partos por ano, sendo referência para gestação de alto risco para mais de 170 municípios, admitindo casos de alto risco. A instituição tem mais de 70 anos e possui Centro Obstétrico, Centro de Parto Normal, UTI Materna e Neonatal, Ala Canguru, UTI Semi-intensiva, Ucinco, Casa da Mãe, do Bebê e da Puérpera, ambulatórios, casa de vacina, Banco de Leite Humano, entre outros setores e serviços.“
Fonte: Portal Correio
Moeda falsa MPF denuncia três pessoas por associação criminosa e uso de cédulas falsas em Campina Grande (PB)
Incêndio Incêndio florestal atinge área do Parque Nacional da Serra do Teixeira nesta segunda-feira (27)
Vaquinha solidária Mulher lança vaquinha solidária após carro da família ser incendiado em Patos; ex-marido é suspeito de atear fogo
Menor apreendido Polícia Civil apreende, em Juazeiro do Norte, adolescente suspeito de envolvimento na morte de “Naldo Vaqueiro” em Patos
Resgate Adolescente em situação de risco é resgatada pela PM e denuncia padrasto envolvido com crimes e posse de armas em Santa Luzia
Afogamento Bombeiros localizam corpo de empresário vítima de afogamento no Açude de Coremas após dois dias de buscas
Fatalidade Motociclista morre após sofrer acidente na zona rural de Conceição
Violência Mulher é presa na Paraíba suspeita de obrigar três filhas a furtar e pedir dinheiro nas ruas
Investigação “Executado de forma covarde”: delegado detalha morte de jornalista em Piancó e diz que cena foi de extrema violência Mín. 22° Máx. 36°