Um grave acidente envolvendo um ônibus escolar da Prefeitura de Pilões-PB deixou dois estudantes mortos e pelo menos 31 feridos, na manhã desta terça-feira (4). O veículo tombou na PB-077, na altura da Ladeira do Espinho, que liga os municípios de Pilões e Cuitegi, no Brejo paraibano.
As vítimas fatais são um menino de 13 anos e uma menina de 16 anos. Entre os feridos, está uma adolescente de 15 anos que teve a mão decepada. Os bombeiros encontraram o membro no local do acidente, e ela foi transferida às pressas para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.
Ao todo, dez estudantes em estado grave foram encaminhados para o Hospital Regional de Guarabira. Já os casos mais leves foram levados para a UPA de Guarabira e para o Hospital Municipal de Pilões. Devido à gravidade do acidente, equipes médicas de diversos municípios foram mobilizadas para prestar atendimento às vítimas.
Ainda não há informações sobre a causa do acidente. Imagens do local mostram que o ônibus ficou tombado fora da pista, próximo a uma ribanceira. O veículo transportava diariamente estudantes de Pilões para escolas em Guarabira.
Viaturas do Corpo de Bombeiros e do SAMU foram acionadas, além de ambulâncias de cidades vizinhas, para auxiliar no resgate.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), duas crianças com escoriações leves foram atendidas nas UPA de Guarabira. O restante deu entrada no Hospital Regional de Guarabira. Após atendimento inicial, 8 receberam alta e 7 foram transferidos para o Hospital de Emergencia e Trauma de João Pessoa. Os demais estão em observação, sem sinais de alarme, sob os cuidados da equipe de ortopedia e pediatria do Hospital Regional de Guarabira.
Dos 7 pacientes que estão no Hospital de Trauma de João Pessoa, quatro casos são de maior complexidade, incluindo dois pacientes com traumatismo cranioencefálico com sinais de alarme, outra vítima com trauma de coluna torácica e a vítima que teve a mão decepada.
Um homem identificado como Flaviano Nunes, que dirigia um carro pelo mesmo trajeto do ônibus, afirmou que chegou ao local logo após o acidente e que motoristas que passavam pela rodovia ajudaram a socorrer as vítimas. Segundo ele, muitos estudantes apresentavam fraturas graves, e a prioridade foi prestar socorro aos que estavam em estado mais crítico.
Em nota, a Prefeitura Municipal de Pilões lamentou o que definiu como "trágico acidente" e disse que a gestão municipal quer respostas sobre o que ocorreu e está acompanhando de perto a apuração dos fatos pelas autoridades competentes. Disse também que o município está de luto e que neste momento está "comprometido em prestar toda a assistência necessária às vítimas e às suas famílias".
As autoridades ainda investigam as circunstâncias do acidente.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB
Mín. 23° Máx. 34°