A Secretaria Municipal de Saúde de Patos deu início, nesta segunda-feira (31), à campanha de vacinação contra a gripe. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde do município, Leônidas Medeiros, durante entrevista concedida à jornalista Vânia Nóbrega, da Rádio Espinharas, cujo áudio foi cedido à redação do PatosOnline.
Conforme Leônidas, a vacina já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade para os grupos prioritários, conforme determinação do Ministério da Saúde nesta primeira fase da campanha.
"A partir de hoje, em todas as UBSs, pais e mães devem levar seus filhos de seis meses a seis anos de idade para receber a vacina contra a gripe. Além disso, idosos com 60 anos ou mais também podem procurar a unidade básica de saúde para se vacinar, assim como trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais de segurança, trabalhadores dos Correios, pessoas com deficiência, portadores de doenças crônicas, trabalhadores portuários, profissionais do sistema prisional, a população privada de liberdade, quilombolas e profissionais das Forças Armadas", destacou o secretário.
As UBSs estarão aplicando as doses de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Além disso, oito unidades básicas de saúde que fazem parte do Programa Saúde do Trabalhador funcionarão das 17h às 21h, oferecendo maior acessibilidade à população.
"Pedimos a todos que pertencem aos grupos prioritários que busquem a UBS mais próxima e garantam sua vacinação. A imunização é fundamental para a prevenção da gripe e suas complicações", reforçou Leônidas.
A campanha seguirá conforme o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, e a Prefeitura de Patos reforça a importância da adesão da população-alvo para garantir uma maior cobertura vacinal e reduzir o impacto da influenza no município.
Mín. 20° Máx. 37°