
De janeiro até o momento, um total de 264 mulheres já se inscreveram para o alistamento militar na Paraíba. Em entrevista ao ClickPB, nesta terça-feira (8), o chefe da comunicação social da 7ª Região Militar do Exército, base Nordeste, coronel Jair, estima que o número de inscritas duplique até o prazo final dado pelas Forças Armadas, 30 de junho. Em todo o país, já são mais de 27 mil inscritas.
As 1.465 vagas para voluntárias que completam 18 anos em 2025 são divididas entre Marinha, Aeronáutica e Exército. São 155 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Aeronáutica. O número de vagas aumentará anualmente.
Ao todo, 28 cidades estão com vagas abertas para a inserção de mulheres no serviço militar em todo o Brasil, no entanto, nenhuma cidade da Paraíba, por enquanto, foi contemplada com vagas para o alistamento de mulheres.
De acordo com o coronel Jair, a perspectiva é que com o aumento de mulheres interessadas no alistamento e a adaptação das estruturas nos quarteis, João Pessoa seja contemplada com vagas no alistamento feminino, assim como demais capitais, a exemplo de Recife, Fortaleza e Salvador.
Segundo as Forças Armadas, esses municípios já contam com mulheres nas instalações militares e, por isso, já têm estruturas como alojamentos para receber as novas candidatas. A Defesa deve fazer ‘adequações mínimas’ para garantir a recepção das alistadas.
“Por enquanto não é previsto vagas para Paraíba. Apenas a cidade de Recife haverá vagas este ano. A partir de 2027 deve-se atender as outras cidades e capitais dos outros estados”, explicou o coronel ao ClickPB.
O alistamento começou no dia 1° de janeiro e vai até 30 de junho. As candidatas poderão se alistar pela internet ( www.alistamento.eb.mil.br) ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar. As mulheres aprovadas vão ser incorporadas em 2026 para cumprir 12 meses de serviço militar, podendo ser prorrogado por até 8 anos, se houver interesse do comando militar.
As vagas estão disponíveis nos seguintes municípios:
Planaltina (GO)
Águas Lindas de Goiás (GO)
Valparaíso de Goiás (GO)
Formosa (GO)
Santo Antônio do Descoberto (GO)
Luziânia (GO)
Novo Gama (GO)
Cidade Ocidental (GO)
Brasília (DF), Belém (PA)
Belo Horizonte (MG)
Campo Grande (MS)
Canoas (RS), Corumbá (MS)
Curitiba (PR)
Florianópolis (SC)
Fortaleza (CE)
Guaratinguetá (SP)
Juiz de Fora (MG)
Ladário (MS)
Lagoa Santa (MG)
Manaus (AM)
Pirassununga (SP)
Porto Alegre (RS)
Recife (PE)
Rio de Janeiro (RJ)
Salvador (BA)
Santa Maria (RS)
São Paulo (SP)
Fonte: ClickPB
Luto! Morre, aos 68 anos, em Bonito de Santa Fé, o professor Cláudio Arruda, pai do padre Fabrício e do médico Pedro Augusto
Luto na música Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Susto Cantora Adma Andrade, da banda Limão com Mel, sofre acidente nos EUA e é internada com pancada no abdômen
Ciclomotores Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026 em todo o país
Campanha solidária Professora de reforço que teve casa atingida por incêndio em Malta cria campanha após perder materiais de aula; veja como ajudar
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco
LUTO AISP emite nota de pesar pelo falecimento de Thalita Nóbrega, filha do jornalista Misael Nóbrega, sócio-fundador da Associação de Imprensa do Sertão Paraibano Mín. 21° Máx. 35°