O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (09), Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos como o novo bispo da Diocese de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. A nomeação foi anunciada pelo Vaticano e marca o retorno de Dom Francisco ao seu estado natal, a Paraíba.
Atualmente à frente da Diocese de Campo Maior, no Piauí, Dom Francisco também exerce o cargo de vice-presidente do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 4). Natural da cidade de Esperança (PB), ele assume agora a missão de pastorear o povo da Diocese de Cajazeiras, que neste ano celebra 110 anos de criação.
A Diocese de Cajazeiras encontrava-se vacante desde 17 de fevereiro de 2024, quando Dom Francisco de Sales foi transferido para a Diocese de Mossoró-RN. Durante esse período, a Igreja local esteve sob os cuidados do Monsenhor Agripino Ferreira, eleito administrador diocesano pelo Colégio de Consultores, até a chegada do novo bispo.
A presidência da CNBB saudou a nomeação com entusiasmo:
“Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo bispo da Diocese de Cajazeiras, na Paraíba. Unimo-nos ao amado povo de Deus dessa Igreja Particular que agora recebe o esperado Pastor para guiar o rebanho neste caminho de peregrinos (...) Que a Mãe da Piedade o ampare e o inspire, tornando-o sempre mais semelhante ao Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas”.
Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, nascido em 05 de fevereiro de 1968, é um paraibano natural da cidade de Esperança. Ele faz parte de uma família simples, com forte influência católica, sendo o terceiro filho entre sete irmãos.
Sua formação religiosa e acadêmica foi toda recebida no Brasil. Em 1994 formou-se em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral, e em 1999 formou-se no grau de bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma. Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu em sua terra natal, no dia 22 de julho de 2000.
Em 2010 concluiu o curso de Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, chegando a produzir programas de rádio, entre eles, o “Caminhos da Fé”, da Rádio Olinda (PE) e a publicação “Dom Helder Abrindo Caminhos”.
Em 2017, atuando como vice provincial dos Redentoristas em Recife e pároco na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE), veio a ser nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo da Diocese de Campo Maior, no dia 21 de junho.
Desde 2019, ele é vice-presidente do Regional Nordeste 4.
Por Patos Online
Mín. 24° Máx. 34°