
Na manhã desta quarta-feira (09), o Hospital Infantil Noaldo Leite (HINL), localizado na cidade de Patos-PB, promoveu um treinamento de aperfeiçoamento com sua equipe multiprofissional para implantação do projeto "Prontuário Afetivo". A iniciativa visa fortalecer os vínculos entre pacientes, familiares e profissionais de saúde, por meio de uma abordagem mais humanizada e sensível às particularidades de cada indivíduo.
Segundo a diretora geral do HINL, Isabella Cristina, o principal objetivo do projeto é proporcionar um cuidado centrado nas singularidades do paciente, registrando no prontuário informações que vão além dos dados clínicos. “Nele serão incluídos interesses pessoais, valores significativos e vínculos afetivos, permitindo que a rotina de tratamento se torne mais leve e acolhedora”, explicou.
A proposta do Prontuário Afetivo é estimular reflexões sobre a empatia nas relações interpessoais e na assistência hospitalar, contribuindo para a humanização do atendimento. A diretora destaca ainda que a ferramenta sensibiliza os profissionais de saúde para uma escuta mais ativa e um acolhimento mais construtivo.
Diferente do prontuário tradicional, o modelo afetivo permite que o paciente seja reconhecido não apenas por seu nome ou número de registro, mas também por seus gostos, hábitos e por fragmentos de sua história de vida. Essa abordagem amplia a compreensão do paciente como ser humano integral e favorece a prestação de cuidados mais personalizados.
Estudos e experiências anteriores com esse tipo de prática já demonstraram impactos positivos na adesão ao tratamento e na efetividade da recuperação dos pacientes. Ao valorizar a individualidade, o Prontuário Afetivo representa um passo importante na consolidação de uma saúde mais empática, sensível e centrada no cuidado humanizado.
Patosonline.com
Com Assessoria
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Segurança nas UPAs Em sessão ordinária, Vereadora Perla Gadelha solicita reforço da Guarda Municipal nas UPAs
Advocacia Noite da Advocacia celebra conquistas e fortalece a classe em Patos
MAIS ÁGUA CAGEPA confirma ampliação da adutora de Coremas após pedidos de Hugo e Francisca Motta
Prisão Polícia prende último suspeito de envolvimento no caso da ossada encontrada na zona rural de Patos e do desaparecimento de mulher
POSSE Advogado Héber Tiburtino toma posse como vereador na Câmara Municipal de Patos
Mín. 23° Máx. 36°