
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta quarta-feira (9), o Boletim Epidemiológico nº 04, com dados atualizados sobre a circulação de vírus respiratórios na Paraíba até a Semana Epidemiológica 14 de 2025. O documento apresenta um panorama dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e reforça a importância da vacinação como ferramenta essencial para a prevenção de formas graves das doenças.
Foram registradas 985 notificações para SRAG, das quais 99,19% (n=977) são de residentes da Paraíba. Entre os casos analisados por RT-PCR, foram identificados 226 vírus respiratórios, com destaque para o SARS-CoV-2, presente em 150 amostras. A faixa etária mais atingida foi a de pessoas acima de 60 anos (49,33%), seguida por crianças menores de 5 anos (28%).
A chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas da SES, Fernanda Vieira, destaca a importância de manter o esquema vacinal em dia. “Apesar da queda na detecção geral de vírus respiratórios em comparação ao ano passado, o SARS-CoV-2 voltou a ter aumento entre os casos graves, especialmente em idosos e crianças menores de cinco anos. Isso evidencia a importância de manter a vacinação atualizada como forma de evitar complicações e internações”, pontuou Fernanda.
O boletim também traz informações sobre os óbitos confirmados por vírus respiratórios. Até a semana 14, foram registrados 43 óbitos por Covid-19 em 17 municípios paraibanos. Casos isolados também foram identificados com outros vírus, como Coronavírus NL63, OC43, 229E, Influenza A, Rinovírus e Metapneumovírus. Outros 12 óbitos seguem em investigação.
A SES reforça que a vacinação está disponível na rede pública para todas as faixas etárias com indicação, incluindo crianças a partir de 6 meses, idosos e gestantes. Dados atualizados mostram que já foram aplicadas na Paraíba 641.045 segundas doses e 540.103 terceiras doses da vacina em pessoas com 60 anos ou mais. Neste sábado (12), será realizado o Dia D de vacinação contra sarampo, HPV e gripe em todo o estado, com ação itinerante em diversos municípios.
Além da vacinação, é essencial manter medidas preventivas, como etiqueta respiratória, ambientes ventilados, uso de máscara em caso de sintomas gripais, higiene frequente das mãos e o não compartilhamento de objetos pessoais.
Por Secom - PB
SAÚDE Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de câncer de pulmão no Brasil
Hospital Regional Hospital Regional de Patos realiza 262 atendimentos de urgência e 47 cirurgias durante o fim de semana
Prótese dentária Secretaria de Saúde de Santa Terezinha divulga atendimento para moldagens de próteses dentárias no próximo sábado
UBS Unidade Básica de Saúde de Olho d’Água oferece atendimento completo e reforça importância da prevenção
Mutirão de ultrassom Prefeitura de Matureia intensifica ações na saúde e realiza mais de 200 ultrassonografias em terceiro mutirão do mês
Hospital de Patos Hospital Regional de Patos registra 273 atendimentos, 59 internações e 10 cirurgias durante o fim de semana
SAÚDE Câmara de Patos participa de congresso sobre saúde mental e reforça debate sobre políticas públicas
SAÚDE Anvisa determina recolhimento de lotes de água mineral e suspende comercialização de energético
SAÚDE Patos tem vagas em novo edital do Mais Médicos Especialistas; inscrições terminam nesta quinta-feira (16) Mín. 19° Máx. 35°