
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, anunciou na última quinta-feira, 10 de abril, a rescisão unilateral do contrato de número 2.656/2022, firmado com a empresa Alberto Berto Cordeiro Aterro Sanitário EIRELI, responsável pela recepção, transbordo, transporte e destinação final de resíduos sólidos classe IIA não inertes gerados no município.
O contrato, no valor de R$ 3.420.000,00 (três milhões, quatrocentos e vinte mil reais), havia sido firmado por meio do Pregão Eletrônico nº 068/2022, dentro do Processo Administrativo nº 378/2022, em dezembro de 2022. A decisão pela rescisão foi fundamentada nos artigos 137 (incisos V e VIII) e 138 (inciso I) da Lei Federal nº 14.133/2021, que rege as normas de licitações e contratos administrativos.
De acordo com o extrato publicado no Diário Oficial do Município, a rescisão foi oficializada por decisão administrativa e já tem eficácia validada a partir da data da publicação. Com isso, todas as obrigações contratuais entre o poder público municipal e a empresa estão extintas, conforme os termos legais da cláusula segunda do documento.
O secretário municipal de Serviços Públicos, José do Bomfim Araújo Júnior, assinou o extrato de rescisão, reforçando que a medida foi tomada em conformidade com a legislação vigente e com base nos fatos e fundamentos expostos no processo administrativo.
A gestão municipal ainda não informou se haverá nova licitação para continuidade do serviço ou quais serão os próximos passos em relação à destinação dos resíduos sólidos no município.
Durante a execução do contrato, a logística da gestão de resíduos envolvia a coleta domiciliar de lixo na cidade de Patos pelos caminhões compactadores, que realizavam o transporte até a estação de transbordo, localizada no município de São José do Bonfim. Posteriormente, o material era transportado por um caminhão até o aterro sanitário localizado na cidade de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos Mín. 23° Máx. 37°