Uma internauta procurou a Rádio Espinharas FM de Patos para denunciar um problema relacionado à marcação de consultas com especialistas no município. Segundo ela, que faz tratamento para artrite reumatoide com o médico Dr. Pedro Augusto há anos, a demora no agendamento pode comprometer seu acesso a uma medicação essencial, cujo custo gira em torno de R$ 10 mil.
“Eu coloquei o encaminhamento na Central de Marcação há dois meses. Vim no começo do mês, falei com a diretora, ela pegou todos os meus dados e disse que era pra eu ir pra casa, que ia conseguir marcar minha consulta. Fiquei esperando. Hoje, quando voltei lá, a recepcionista me disse que ela saiu de folga e só volta na terça-feira”, relatou a paciente.
Segundo ela, o médico Pedro Augusto atende às segundas-feiras, o que dificulta a renovação do laudo médico necessário para obter o medicamento.
“Quer dizer que ela só volta na terça-feira da próxima semana. Eu já perdi o laudo do Dr. Pedro, a minha consulta e vou perder minha medicação. Sem o laudo do mês, eu não recebo o remédio.”
Crédito: Higo de Figueirêdo/Rádio Espinharas FM
A paciente ainda informou que precisou custear os próprios exames por saber que, pelo SUS, eles demorariam. “Eu tive que pagar. Os exames já estão todos prontos.”
Em resposta à situação, o secretário de Saúde de Patos, Leônidas Medeiros, informou que:
“A Central de Regulação está fazendo a atualização da PAES — o Programa de Atendimento a Especialidades Pactuadas. Ela está em treinamento até a segunda-feira. E o acesso a consultas especializadas se dá através do malote da Atenção Básica.”
Mín. 20° Máx. 36°