
Uma internauta procurou a Rádio Espinharas FM de Patos para denunciar um problema relacionado à marcação de consultas com especialistas no município. Segundo ela, que faz tratamento para artrite reumatoide com o médico Dr. Pedro Augusto há anos, a demora no agendamento pode comprometer seu acesso a uma medicação essencial, cujo custo gira em torno de R$ 10 mil.
“Eu coloquei o encaminhamento na Central de Marcação há dois meses. Vim no começo do mês, falei com a diretora, ela pegou todos os meus dados e disse que era pra eu ir pra casa, que ia conseguir marcar minha consulta. Fiquei esperando. Hoje, quando voltei lá, a recepcionista me disse que ela saiu de folga e só volta na terça-feira”, relatou a paciente.
Segundo ela, o médico Pedro Augusto atende às segundas-feiras, o que dificulta a renovação do laudo médico necessário para obter o medicamento.
“Quer dizer que ela só volta na terça-feira da próxima semana. Eu já perdi o laudo do Dr. Pedro, a minha consulta e vou perder minha medicação. Sem o laudo do mês, eu não recebo o remédio.”
Crédito: Higo de Figueirêdo/Rádio Espinharas FM
A paciente ainda informou que precisou custear os próprios exames por saber que, pelo SUS, eles demorariam. “Eu tive que pagar. Os exames já estão todos prontos.”
Em resposta à situação, o secretário de Saúde de Patos, Leônidas Medeiros, informou que:
“A Central de Regulação está fazendo a atualização da PAES — o Programa de Atendimento a Especialidades Pactuadas. Ela está em treinamento até a segunda-feira. E o acesso a consultas especializadas se dá através do malote da Atenção Básica.”
TRABALHO Prefeitura de Patos realiza serviços de zeladoria em vários bairros nesta terça-feira (28)
QUALIFICAÇÃO Prefeitura de Patos lança edital para cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com o SENAC
Hospital do Bem Hospital do Bem inicia pesquisa inédita para aprimorar tratamento de complicações bucais em pacientes com câncer no Sertão da Paraíba
EDUCAÇÃO Patos amplia oferta da educação infantil com entrega da Creche Municipal Yohan Ferreira de Dziurun no bairro Salgadinho
POLICIAL Homem com mandado de prisão por homicídio é preso pela PM durante operação em Patos
LOCAIS Após limpeza de área ao lado do Laboratório Municipal, ativista agradece atendimento à reivindicação em Patos
Mín. 19° Máx. 35°