
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (16) a Operação Long Range, com o objetivo de combater crimes de furto eletrônico mediante fraude praticados contra o município de Desterro, no sertão da Paraíba, durante o ano de 2023.
Segundo as investigações, um grupo de hackers teria invadido contas bancárias da prefeitura e realizado transferências indevidas no valor total de R$ 82.650,00 para contas pessoais e de terceiros — os chamados “laranjas”.
As ações da PF foram possíveis graças a quebras de sigilos bancários autorizadas judicialmente, que permitiram rastrear o percurso do dinheiro público desviado. Com isso, os investigadores conseguiram identificar os verdadeiros beneficiários dos recursos subtraídos ilegalmente.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta, todos em endereço localizados no estado de São Paulo, nos bairros:
Além das buscas, a Justiça Federal determinou o afastamento do sigilo de dados telemáticos dos investigados, o que deve ampliar as informações sobre a atuação do grupo e suas possíveis conexões com outras fraudes semelhantes.
Caso sejam confirmadas autoria e materialidade, os investigados poderão responder por crimes graves, como:
O nome da operação — Long Range — faz alusão à longa distância entre os criminosos e o local do crime, ressaltando o uso da internet como ferramenta para ações criminosas que atravessam estados e fronteiras.
Por Patos Online
Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal na Paraíba
Parto de emergência SAMU de Desterro realiza segundo parto em menos de um mês
Parto de emergência SAMU de Desterro realiza parto durante atendimento de urgência na madrugada desta segunda-feira (20)
EDUCAÇÃO Estudante da ECI Gertrudes Leite, em Desterro-PB, avança para a 3ª etapa do Programa Conexão Mundo
Mandado de Prisão Homem é preso em Desterro após Polícia Militar cumprir mandado de prisão por tentativa de homicídio
Apreensão Menor é flagrado conduzindo motocicleta com chassi adulterado em Desterro nesta sexta (26)
Premiação Estudante de Desterro conquista 920 pontos no Desafio Nota 1000 e recebe notebook em premiação do DETRAN/DN1000 Mín. 22° Máx. 37°