Segunda, 21 de Abril de 2025
Banner Dra Joyce
Banner Chacara Canaa
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner JC Motos
Banner Clima Sublime
Gerais Vacância

Padre Adailton, pároco da Catedral, explica como o processo de escolha de um novo Papa e as ações da Igreja durante o período de vacância do pontificado

Durante o período de vacância, o Colégio dos Cardeais será responsável por conduzir as ações do Vaticano, sem, no entanto, exercer funções que sejam exclusivas do Papa.

21/04/2025 às 17h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Fotos: NS da Guia/Vatican Media
Fotos: NS da Guia/Vatican Media

O padre Adailton Pedro, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, em Patos, falou sobre o processo de vacância na condução da Igreja Católica, após a morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira, 21 de abril.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com o padre Adailton, a vacância ocorre com base em uma constituição apostólica escrita pelo ex-papa João Paulo II, que prevê uma duração de 15 a 20 dias para o período de vacância do papado, até que haja a escolha do novo responsável pela Santa Sé Romana.

“De acordo com esse documento, a Sede Vacante (origem do termo em latim) deve durar exatamente 15 dias, podendo se estender até 20, em caso de extrema necessidade. Esse prazo é concedido para que os cardeais, vindos de diversas partes do mundo, possam se deslocar até Roma a fim de participar da reunião que elegerá o sucessor do Papa Francisco, no conclave”, explicou o padre Adailton.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Ele acrescentou que, durante o período de vacância, o Colégio dos Cardeais será responsável por conduzir as ações do Vaticano, sem, no entanto, exercer funções que sejam exclusivas do Papa, que deverá ser eleito para assumir a plenitude dessas atribuições.

“Conforme o documento, cinco cardeais continuam desempenhando seus papéis durante a Sede Vacante: o camerlengo, o penitenciário-mor, o cardeal vigário-geral para a Diocese de Roma, o cardeal da Basílica do Vaticano e o vigário-geral para a Cidade do Vaticano. Eles continuam atuando e submetem ao Colégio dos Cardeais aquilo que normalmente seria submetido ao Papa”, acrescentou o padre Adailton.

Continua após a publicidade
Banner A Dois

Ele finalizou dizendo que os fiéis católicos são chamados a viver um momento de oração neste período, para que a Igreja continue a desempenhar seu trabalho missionário, até que o mundo cristão conheça o novo líder escolhido como Papa da Igreja Católica Apostólica Romana.

Ouça mais detalhes abaixo:


Adailton Pedro, Pároco da Catedral de Nossa Senhora da Guia - Crédito: Patos Online

 

 

Por Genival Junior - Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 18h05 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 34°

Ter 34°C 22°C
Qua 36°C 21°C
Qui 34°C 21°C
Sex 34°C 22°C
Sáb 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras