Segunda, 21 de Abril de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Clima Sublime
Banner Dra Priscylla
Banner Dra Joyce
Banner Dr Romulo
Banner Chacara Canaa
Banner JC Motos
UNIFIP
Gerais LUTO NA IGREJA

Papa Francisco sofreu AVC, entrou em coma e teve falência cardíaca, diz Vaticano

Segundo o boletim médico divulgado pelo Departamento de Saúde e Higiene do Vaticano, Francisco sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que levou a um coma e culminou em um colapso cardiocirculatório irreversível.

21/04/2025 às 16h04 Atualizada em 21/04/2025 às 16h31
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Vatican Media
Foto: Vatican Media

O Vaticano confirmou na tarde desta segunda-feira (21), por meio de comunicado oficial da Santa Sé, as causas da morte do Papa Francisco. O pontífice faleceu em sua residência, no apartamento da Domus Santa Marta, às 7h35 da manhã, no horário de Roma. Segundo o boletim médico divulgado pelo Departamento de Saúde e Higiene do Vaticano, Francisco sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que levou a um coma e culminou em um colapso cardiocirculatório irreversível.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O diretor do departamento, professor Andrea Arcangeli, assinou o documento médico afirmando: “Declaro que as causas da morte, segundo meu conhecimento e consciência, são as acima indicadas.” O cardeal Kevin Farrell foi o responsável por confirmar oficialmente o falecimento do santo padre.

Francisco, de 88 anos, estava em processo de recuperação após mais de um mês de internação devido a uma grave pneumonia. O estado de saúde do pontífice se agravou nos últimos dias em razão de insuficiência respiratória aguda causada por pneumonia multimicrobiana bilateral, somada a bronquiectasias múltiplas — dilatações anormais dos brônquios —, além de hipertensão arterial e diabetes tipo II, condições crônicas que vinham sendo monitoradas há anos.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

A cerimônia de constatação da morte do Papa será realizada ainda hoje, segundo anunciou o Vaticano, e o corpo será colocado no caixão logo após os ritos iniciais. Francisco, que ao longo de seu pontificado demonstrou preferência pela simplicidade e desapego aos protocolos suntuosos, deixou registrada uma resolução que modifica os rituais funerários papais.

Com a nova norma aprovada por ele próprio, foram retiradas obrigações tradicionais como o sepultamento em três caixões distintos — de cipreste, chumbo e carvalho. O Papa Francisco escolheu ser sepultado em um caixão simples de madeira, em uma igreja fora dos muros do Vaticano, condizente com sua trajetória marcada pela humildade e proximidade com os mais pobres.

Continua após a publicidade
Banner A Dois

Jorge Mario Bergoglio, o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história da Igreja Católica, assumiu o pontificado em março de 2013, após a renúncia de Bento XVI. Seu legado será lembrado por reformas estruturais na Igreja, pela defesa do meio ambiente e dos migrantes, e por sua firme posição em favor dos excluídos.

O Vaticano deverá divulgar, nas próximas horas, o calendário oficial das homenagens e do funeral, bem como o cronograma do conclave que escolherá o próximo papa.

Por Patos Online
Com informações do Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 16h06 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 34°

Ter 34°C 22°C
Qua 36°C 21°C
Qui 34°C 21°C
Sex 34°C 22°C
Sáb 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras