
O Vaticano tornou público, nesta segunda-feira (21), o testamento deixado por Papa Francisco, que faleceu aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral, seguido de coma e colapso cardiocirculatório irreversível. No documento, escrito em junho de 2022, o pontífice expressa com serenidade e fé sua última vontade: ser sepultado na Basílica Papal de Santa Maria Maior, em Roma, um local profundamente ligado à devoção mariana que sempre marcou sua vida e ministério.
Francisco inicia o testamento reconhecendo com tranquilidade a proximidade do “crepúsculo da vida terrena” e reafirma sua esperança na vida eterna. “Confiei sempre minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que meus restos mortais repousem, aguardando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore”, escreveu.
Fiel ao estilo simples que adotou desde o início de seu pontificado, o papa solicitou que seu túmulo fosse discreto, construído no chão, sem ornamentações, entre a Capela Paulina — onde está a imagem da Salus Populi Romani — e a Capela Sforza. A única inscrição desejada por ele é a palavra “Franciscus”, sem títulos ou honrarias.
O documento revela que as despesas com a preparação da sepultura já estavam previstas. Os custos serão arcados por um benfeitor previamente indicado pelo próprio pontífice, com a responsabilidade da transferência de recursos confiada ao monsenhor Rolandas Makrickas, responsável extraordinário pelo Capítulo Liberiano, que administra a basílica.
Em suas últimas palavras no testamento, Francisco expressa gratidão àqueles que o acompanharam ao longo da vida e pede orações por sua alma. Ele também revelou ter oferecido os sofrimentos enfrentados nos últimos tempos “pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos”.
A escolha do local da sepultura e o tom humilde do testamento refletem o legado do primeiro papa latino-americano e jesuíta da história da Igreja, cujo pontificado foi marcado pela proximidade com os pobres, a simplicidade evangélica e a busca por uma Igreja mais inclusiva e compassiva.
Confira o testamento na íntegra:
Miserando atque Eligendo
Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.
Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar a minha vontade testamentária somente no que diz respeito ao local da minha sepultura.
Sempre confiei a minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que os meus restos mortais repousem, esperando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.
Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado.
Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal, como indicado no anexo.
O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus.
As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas pela soma do benfeitor que providenciei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior e para a qual dei instruções apropriadas ao Arcebispo Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Cabido da Basílica.
Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim. O sofrimento que esteve presente na última parte de minha vida eu o ofereço ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.
Santa Marta, 29 de junho de 2022
Por Patos Online
Luto! Vale do Pajeú lamenta a morte do advogado e poeta Dudu Morais, encontrado sem vida em Tabira (PE)
Emocionante Equipe do SAMU de Matureia realiza parto dentro de ambulância durante deslocamento para a Maternidade de Patos
Melhor panificadora Panificadoras Vitória e São Vicente são eleitas as melhores de Patos em pesquisa do Instituto DataDucks
Concurso público Paraíba tem 441 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 14 mil
Celebra João Pessoa Celebração com Frei Gilson reúne multidão na Orla de João Pessoa
Baixa Umidade Patos está sob alerta do Inmet para baixa umidade do ar neste domingo (28)
Denúncia Vigilantes denunciam irregularidades trabalhistas em empresa que presta serviços ao Governo da Paraíba
Advento Cadeia Pública de Malta realiza Missa do Advento com foco na fé e na ressocialização
Celebra João Pessoa Frei Gilson se apresenta neste sábado no Celebra João Pessoa; TV Canção Nova vai transmitir o show Mín. 23° Máx. 36°