
O Pronto Socorro do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, ganhou nesta quarta-feira (23) uma nova área que dará suporte aos pacientes graves. O espaço dispõe de três leitos, podendo receber pacientes para diálise, hemotransfusão, que necessitem de monitoramento e observação cardíaca continua, compatível com o atendimento de traumas leves e de outros quadros que inspiram cuidado imediatos/intermediários.
Essa área integra o projeto de reforma, ampliação e otimização dos espaços do Pronto Socorro da unidade que começou no final do ano passado com a reestruturação da Área Vermelha, hoje, Área de Estabilização, depois veio a implantação da nova Sala de Procedimentos e pequenas cirurgias e, no início deste ano, foi feita a implantação de um novo Consultório Médico destinado a receber os pacientes da porta de entrada, advindo de urgências e emergências externas.
Com esse novo espaço, explica o coordenador do Pronto-Socorro, Allan Martins, o hospital, que integra a rede hospitalar do Estado, passa a contar não apenas com uma, mas com duas áreas para atender o paciente gravemente enfermo e crítico. “Já tínhamos uma área vermelha com quatro leitos, que hoje se volta apenas para uma área de estabilização e agora ampliamos esse atendimento com mais três leitos. Neste espaço daremos suporte à estabilização do paciente até que ele seja transferido para a UTI, Centro Cirúrgico ou para outro hospital quando o caso exigir”, explica Allan.
As melhorias entregues neste dia 23 incluem ainda, segundo Allan, a criação de uma Área Amarela, que antes funcionava como Área Verde, e que acolhia todos que chegavam à urgência num mesmo espaço físico. “Antes dessa nova área atendíamos pacientes graves e não graves num mesmo ambiente. De um simples curativo até casos mais grave como um AVC. Agora, o paciente que não é grave, que também não é candidato à alta imediata, mas que precisará fazer exames e ficar em observação até o fechamento do diagnóstico, ficará nessa nova Área Amarela”, explica o coordenador. Essa mudança vai permitir separar os pacientes por perfil, melhorando assim a assistência.
“Com essas mudanças, o paciente será melhor acolhido e melhor direcionado, conseguiremos dar mais celeridade à assistência e as avaliações médicas, diminuindo ainda mais o tempo resposta de realização e resultados de exames tanto de imagem quanto laboratoriais. Conseguiremos fazer o desfecho dos casos mais graves de forma mais ágil, o que melhorará o atendimento, ampliando as taxas de sobrevida. Com o avanço, foi possível otimizar os espaços, garantir um acolhimento melhor e mais humanizado, melhorando o fluxo, e aumentando nosso poder de resolução”, destaca o diretor técnico do hospital, médico Pedro Augusto.
Maior Pronto Socorro do sertão e referência para habitantes de 89 municípios da região, o CHRDJC funciona com Clínica Médica, Urgência e Emergência, Cirurgias, assistência oncológica, por meio do Hospital do Bem, dispõe de Hemodinâmica, que é um serviço que funciona no mesmo prédio, mas é gerenciado pela PB Saúde, e integra a rede de hospitais do estado que realiza procedimentos eletivos por meio do Programa Opera Paraíba.






Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal Mín. 23° Máx. 37°