
Em sua participação no podcast do Patos Online, o médico Dr. Alexandre Firmino abordou a influência do ambiente social no surgimento e agravamento de transtornos como ansiedade e depressão. Durante a entrevista, ele destacou que, em muitos casos, o paciente é a pessoa mais estável do ambiente em que vive, mas convive com pessoas invejosas e tóxicas que, com simples palavras, acabam prejudicando sua saúde mental.
"Vivemos um momento de epidemia de ansiedade e depressão. Às vezes, não sabemos se é o corre-corre da vida ou o próprio ambiente em que a pessoa está inserida", afirmou Dr. Alexandre.
Segundo ele, antes de diagnosticar alguém com ansiedade ou depressão, é fundamental que o médico avalie se as relações interpessoais do paciente não estão contribuindo para o adoecimento.
O especialista explicou que familiares, amigos e colegas de trabalho podem exercer grande influência no estado emocional de uma pessoa. "Em alguns momentos, eu não sei se trato o paciente ou as pessoas que estão ao redor dele", ressaltou.
Dr. Alexandre também alertou sobre o impacto de conviver com pessoas que invalidam opiniões, criticam constantemente e demonstram inveja. "Pessoas que acham que sabem de tudo e que desprezam a opinião do outro podem destruir o dia de alguém. E aquelas que reclamam o tempo inteiro sem buscar mudanças também afetam negativamente quem está por perto", explicou.
Ao final, o médico deixou uma reflexão importante: "Olhe muito bem quem você vai colocar na sua vida. Veja com quem você vai compartilhar seu dia a dia, porque, como foi dito anteriormente, palavras matam e palavras curam".
Reinauguração Centro de Cultura Amaury de Carvalho volta a abrir as portas com presença de ativistas culturais
Adoção responsável Projeto Amparar Animal promove feirinha de adoção neste sábado na Alça Sudeste, em Patos
Fora de realidade Meteorologista comenta sobre termômetros instalados em ruas de Patos e afirma que equipamentos apresentam temperaturas fora da realidade
Tributação Proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil é aprovada no Senado
Vazamento Vazamento em caixa d’água da Cagepa causa preocupação entre moradores do Luar de Angelita e do Carmem Leda; Cagepa diz que reparo já foi realizado
Censo 2022 Maria, José, Silva e Santos são os nomes e sobrenomes mais comuns em Patos, segundo levantamento do IBGE
Zona Azul STTRANS anuncia aplicativo da Zona Azul e início da operação para 1º de dezembro em Patos
LUTO! Patos se despede da empresária Jaira Barros Dantas; velório ocorre no Jardim da Paz, e o sepultamento será nesta quinta (6)
Casa da Cidadania Cidadão reclama de demora na entrega de documento na Casa da Cidadania em Patos; diretora do órgão explica situação Mín. 22° Máx. 37°