
Em sua participação no podcast do Patos Online, o médico Dr. Alexandre Firmino abordou a influência do ambiente social no surgimento e agravamento de transtornos como ansiedade e depressão. Durante a entrevista, ele destacou que, em muitos casos, o paciente é a pessoa mais estável do ambiente em que vive, mas convive com pessoas invejosas e tóxicas que, com simples palavras, acabam prejudicando sua saúde mental.
"Vivemos um momento de epidemia de ansiedade e depressão. Às vezes, não sabemos se é o corre-corre da vida ou o próprio ambiente em que a pessoa está inserida", afirmou Dr. Alexandre.
Segundo ele, antes de diagnosticar alguém com ansiedade ou depressão, é fundamental que o médico avalie se as relações interpessoais do paciente não estão contribuindo para o adoecimento.
O especialista explicou que familiares, amigos e colegas de trabalho podem exercer grande influência no estado emocional de uma pessoa. "Em alguns momentos, eu não sei se trato o paciente ou as pessoas que estão ao redor dele", ressaltou.
Dr. Alexandre também alertou sobre o impacto de conviver com pessoas que invalidam opiniões, criticam constantemente e demonstram inveja. "Pessoas que acham que sabem de tudo e que desprezam a opinião do outro podem destruir o dia de alguém. E aquelas que reclamam o tempo inteiro sem buscar mudanças também afetam negativamente quem está por perto", explicou.
Ao final, o médico deixou uma reflexão importante: "Olhe muito bem quem você vai colocar na sua vida. Veja com quem você vai compartilhar seu dia a dia, porque, como foi dito anteriormente, palavras matam e palavras curam".
Incêndio criminoso Moradora denuncia queimadas criminosas recorrentes no bairro Jatobá, em Patos
Ação solidária Grupo Impacto leva Natal solidário a famílias de Patos-PB na noite de 24 de dezembro
Evangelização Igreja Movimento realiza ações pelas ruas de Patos e leva orações e mensagens de fé à população
Serviços Diretora da Casa da Cidadania explica mudanças no agendamento de serviços nos últimos dias do ano
Data folha Pesquisa aponta que o Brasil tem 40% de petistas e 34% de bolsonaristas
Ação solidária Projeto “Transformando em Amor”, do jovem Nycollas Feitosa, realiza ação solidária e distribui cestas básicas em Patos
Luto! Morre em Campina Grande o patoense Severino Soares de Albuquerque, aos 69 anos
Evangelização Passagem realiza o evento “Passagem para Cristo” com noite de louvor e adoração na praça pública no próximo domingo (28)
Saúde Maternidade Dr. Peregrino Filho promove ação natalina de acolhimento às pacientes internas Mín. 23° Máx. 37°