
Em sua participação no podcast do Patos Online, o médico Dr. Alexandre Firmino abordou a influência do ambiente social no surgimento e agravamento de transtornos como ansiedade e depressão. Durante a entrevista, ele destacou que, em muitos casos, o paciente é a pessoa mais estável do ambiente em que vive, mas convive com pessoas invejosas e tóxicas que, com simples palavras, acabam prejudicando sua saúde mental.
"Vivemos um momento de epidemia de ansiedade e depressão. Às vezes, não sabemos se é o corre-corre da vida ou o próprio ambiente em que a pessoa está inserida", afirmou Dr. Alexandre.
Segundo ele, antes de diagnosticar alguém com ansiedade ou depressão, é fundamental que o médico avalie se as relações interpessoais do paciente não estão contribuindo para o adoecimento.
O especialista explicou que familiares, amigos e colegas de trabalho podem exercer grande influência no estado emocional de uma pessoa. "Em alguns momentos, eu não sei se trato o paciente ou as pessoas que estão ao redor dele", ressaltou.
Dr. Alexandre também alertou sobre o impacto de conviver com pessoas que invalidam opiniões, criticam constantemente e demonstram inveja. "Pessoas que acham que sabem de tudo e que desprezam a opinião do outro podem destruir o dia de alguém. E aquelas que reclamam o tempo inteiro sem buscar mudanças também afetam negativamente quem está por perto", explicou.
Ao final, o médico deixou uma reflexão importante: "Olhe muito bem quem você vai colocar na sua vida. Veja com quem você vai compartilhar seu dia a dia, porque, como foi dito anteriormente, palavras matam e palavras curam".
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal Mín. 23° Máx. 37°