O Município de Santa Terezinha Paraíba superou a meta de 70% estipulada pela Secretaria de Estado da Educação para a Avaliação de Fluência Leitora do Pacto Alfabetiza Paraíba com os alunos do 2º Ano da Rede Municipal de Ensino. Foram avaliados 46 alunos da EMEF Pedro Soares de Almeida (situada na cidade) e das escolas do campo. O Município atingiu 78,3% de Fluência Leitora entre os alunos iniciantes e o Índice de Fluência Leitora foi 7.0.
As avaliações foram executadas nos dias 26 e 27 de novembro de 2024.
A articuladora municipal do Programa Alfabetiza Mais Paraíba, Ana Valéria de Lucena Gomes Wanderley, classificou a conquista como um momento de gratidão. Agradeceu a todos que se empenharam no processo de aprendizagem.
“Como articuladora municipal do regime de colaboração do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba e o compromisso nacional Criança Alfabetizada, nós recebemos com muita alegria esses resultados positivos da avaliação de fluência leitora com as turminhas do 2º Ano que foi realizada no final do ano passado com os alunos das nossas escolas, tanto a Escola Pedro Soares de Almeida que é a escola da sede, quanto às escolas do campo. Para o ano de 2025 o Governo do Estado tinha uma meta de alcançar 70% de crianças do 2º Ano entre leitores iniciantes e leitores fluentes. O resultado geral do nosso município foi de 78,3 %. Nós superamos a meta estadual com essa avaliação de fluência e a nossa gratidão é imensa, especialmente aos professores, não só das turmas do 2º Ano, mas todos os professores que se dedicam que realizam um trabalho de excelência voltado para a leitura, voltado para a fluência, voltado para a alfabetização dessas crianças, principalmente as crianças que estão no 1º e 2º Anos porque esse é o foco de alfabetização do regime de colaboração. Os alunos que chegam ao 3º, 4º e 5º Anos ainda com alguma dificuldade de leitura, eles também são alvos de todos os trabalhos, mas num programa de recuperação das aprendizagens, os trabalhos que tanto são realizados em sala como para aqueles alunos que têm uma dificuldade a mais e que o professor percebe isso em sala, então, eles são encaminhados ao Programa de Recuperação de Aprendizagem que a Secretaria Municipal de Educação oferece no contra turno. O momento é de gratidão, de agradecimento a todos, aos professores, as equipes técnicas das escolas, aos gestores, que se dedicaram e continuam desenvolvimento este trabalho nas salas de aulas todos os dias”, destacou.
O maior número de avaliações ocorreu na Escola Pedro Soares de Almeida, foram 36 alunos avaliados. O resultado da instituição também foi excelente: 80,6% de Fluência Leitora e 7,3 o Índice de Fluência Leitora.
Mín. 21° Máx. 35°