Quinta, 08 de Maio de 2025
Banner JC Motos
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Psique
Banner Chacara Canaa
Gerais Passe Livre

Professor denuncia descumprimento de decisão judicial sobre Passe Livre Nacional por empresas de ônibus

O espaço fica aberto para a empresa se pronunciar. Para isso, basta envia nota ou comunicado para nossa redação: [email protected] 

07/05/2025 às 21h52 Atualizada em 07/05/2025 às 22h43
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O professor Ronaldo Leite, pessoa com deficiência (PcD), denunciou nesta semana que a Empresa de Ônibus Progresso continua descumprindo uma decisão judicial que garante o uso irrestrito do Passe Livre Nacional. A luta judicial, iniciada em 2019 através de uma Ação Civil Pública movida junto ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), buscava assegurar que pessoas com deficiência e idosos pudessem utilizar o benefício todos os dias da semana.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo Ronaldo, apesar da tutela de urgência deferida tanto na primeira quanto na segunda instância, a Empresa Progresso segue restringindo o uso do passe livre a apenas uma viagem semanal. “A tutela de urgência do MPPB, que foi deferida na primeira e na segunda instância, garante que todos os deficientes e idosos possam usar o Passe Livre Nacional em qualquer modelo de ônibus da Empresa Progresso e todos os dias da semana, não apenas uma vez por semana, como eles continuam fazendo. Já faz uns três anos que a empresa perdeu todos os recursos para impedir o cumprimento da decisão, mas eles continuam se negando a cumpri-la”, afirmou o professor.

Além da Progresso, Ronaldo relatou um problema semelhante envolvendo a Empresa de Ônibus Transbraz. Segundo ele, a Transbraz autoriza a utilização do Passe Livre Nacional apenas em dois dias da semana e ainda limita o benefício a determinadas linhas.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Ao ser questionado sobre como as pessoas com deficiência e os idosos podem agir caso se sintam prejudicados, Ronaldo orientou: “Juntem provas de que as empresas estão negando ou limitando seu benefício, procurem o MPPB para exigir que o benefício seja liberado e entrem com uma ação de danos morais contra a empresa no Fórum Miguel Sátyro.”

Para quem deseja acompanhar os processos judiciais citados pelo professor Ronaldo Leite, seguem os números dos processos:

Continua após a publicidade
Banner Psique
  • Empresa Progresso: 001.2024.105917

  • Empresa Transbraz: 001.2025.001718

O espaço fica aberto para a empresa se pronunciar. Para isso, basta envia nota ou comunicado para nossa redação: [email protected] 

Patosonline.com 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 07h05 - Fonte: ClimaTempo
24°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 34°

Sex 35°C 20°C
Sáb 36°C 21°C
Dom 36°C 22°C
Seg 35°C 20°C
Ter 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras